Seis filmes chegam às salas de cinema portuguesas esta quinta-feira, entre eles o terceiro capítulo da saga de The Hunger Games – Os Jogos da Fome, o qual o Espalha-Factos destaca como a Estreia da Semana.

A adaptação do terceiro livro da saga de Suzanne Collins chega finalmente aos cinemas, um ano após a estreia de Catching Fire – Em Chamas e Katniss regressa para liderar a rebelião contra o Capitólio, em Mockingjay – A Revolta (Parte 1). O elenco, liderado por Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson, volta a contar com Donald Sutherland, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Lenny Kravitz, Elizabeth Banks e Stanley Tucci. Este é também um dos últimos filmes de Philip Seymour Hoffman, que faleceu pouco depois das gravações terem começado.

E esta semana temos Jennifer Lawrence em dose dupla. A atriz volta a contracenar ao lado de Bradley Cooper, com quem trabalhou anteriormente em Golpada Americana (2013) e Guia Para um Final Feliz (2012), desta vez em Serena, um filme de Susanne Bier que conta a história de um casal recém-chegado à Carolina do Norte, em plenos anos 30. Após sofrer um aborto espontâneo, e destroçada por não poder voltar a engravidar, Serena começa a desenvolver ódio pelo seu enteado, enquanto George, o seu marido, luta para salvar o negócio de exploração de madeira a que o casal dedicou a sua vida.

Por falar em grandes atrizes, Marion Cotillard está também de volta ao grande ecrã, com o Dois Dias, Uma Noite, no qual interpreta Sandra, uma mulher belga que tem apenas dois dias para conseguir salvar o seu emprego. Depois de umas semanas de baixa, Sandra está pronta para voltar ao trabalho. Mas, quando regressa, descobre que, durante a sua ausência, os seus colegas de trabalho receberam uma proposta que põe em causa o seu futuro na empresa: os trabalhadores têm de escolher entre um bónus salarial e a permanência de Sandra na empresa. Desesperada, a mulher decide lutar pelo seu emprego, e durante um fim-de-semana vai procurar e falar com os seus colegas, apelando à sua compaixão e apoio. O filme é de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne.

20.000 Dias na Terra é um pseudo-documentário da autoria de Iain Forsyth e Jane Pollard sobre o cantor australiano Nick Cave. O filme foi co-escrito e protagonizado pelo próprio Cave, e segue o músico ao longo do seu 20.000º dia na Terra, durante o qual este expõe a sua história de vida e visão do mundo. Uma estreia a não perder, nem pelos fãs de Nick Cave, nem pelos adeptos de bons documentários.

Ainda dentro da categoria temos a estreia de Campo de Flamingos Sem Flamingos, uma produção portuguesa conduzida por André Príncipe. Durante um ano, Príncipe e a sua equipa percorreram o país, captando um outro lado de Portugal, inexplorado e soturno. Sem um guião predefinido, Campo de Flamingos Sem Flamingos é uma viagem espontânea pelo desconhecido, marcada por encontros reais e paisagens desconhecidas, mas ainda assim portuguesas.

A Viagem a Itália fecha a lista das estreias desta semana. A comédia, realizada por Michael Winterbottom e protagonizada por Steve Coogan e Rob Brydon, segue a aventura gastronómica dos atores por Itália, durante a qual ambos refletem sobre as suas vidas e o envelhecimento que lhes é inevitável.