Imagina o seguinte cenário: é sábado, o dia seguinte de uma noite de farra. Acordas quando já é noite, vais ao computador e notas que tens um número invulgar de notificações. Enquanto tentas descobrir o que se passa, pegas no smartphone e reparas que tiraram um screenshot a um snap que nem te lembras de enviar, isto já para não falar das 14 mensagens não lidas da tua ex-namorada cheias de erros ortográficos e comentários nada agradáveis. Lembra-te alguma coisa? Então isto talvez te interesse.

Uma pergunta colocada no site do tablóide Mirror mostra que 63% das pessoas já se arrependeu das mensagens e fotografias que publicou nas redes sociais enquanto se encontrava embriagado, e foi a própria Mirror que apresentou aos seus leitores uma solução para isso: a Drunk Locker. Esta aplicação, disponível para Android, bloqueia de forma simples e eficaz o acesso a determinadas aplicações durante um determinado período de tempo, bastando que lhe digas que está prestes a vir álcool na tua direção.

Mal abres a aplicação, deparas-te com um copo vazio, sinalizando que a aplicação ainda não está em execução, pois para que isso aconteça tens de o ‘encher’. A partir do momento em que isso acontece, realizar chamadas e enviar mensagens passam a ser serviços proibidos pela aplicação, que só poderá ser desbloqueada caso resolvas três problemas matemáticos, cuja dificuldade pode ir de ‘fácil’ até ‘nível universário’.

2

Ainda nas definições, é possível escolher um período de tempo em que a aplicação estará em execução ou então deixar que o serviço fique ativo até que pretendas, bem como escolher que aplicações ficarão bloqueadas pela Drunk Lock. O conselho, claro, é bloquear toda e qualquer rede social, como o Facebook, Instagram e Snapchat.

Screenshot_2014-11-20-00-52-52

Então, e se eu conseguir desinstalar a aplicação? Caso permitas que a app tenha acesso às funções de administrador do smartphone – opção que está acessível ao carregares na barra amarela na parte superior -, irás receber um aviso a dizer que não poderás desinstalar a Drunk Lock se estiver a certificar de que não vai haver arrependimentos na manhã seguinte. E não precisas de agradecer.