O Teatro São Luiz foi palco de um concerto que juntou textos de José Saramago e a voz de Esperanza Fernandez, num espectáculo denominado Mi Voz en Tu Palabra.

O que à partida podia parecer um dueto improvável, revelou-se uma fusão perfeita entre as duas culturas ibéricas. A iniciativa foi inserida na comemoração dos Dias do Desassossego, organizada pela Fundação José Saramago e a Casa Fernando Pessoa, entre os dias 15 e 17 de novembro, na cidade de Lisboa. Este evento em particular contou com o apoio e divulgação do Festival de Flamenco de Lisboa.

Durante cerca de uma hora e meia, Esperanza Fernandez e os músicos que a acompanharam transformaram “os poemas mais suaves do escritor português” em tangos, bulerías, garrotins, soléas, e outros compassos flamencos.

Esta não foi a primeira vez que a cantora sevilhana interpretou os versos do Prémio Nobel português. Esperanza Fernandez tem já o álbum Mi voz en tu palabra gravado e ao longo de dez faixas percorre dez poemas da obra de Saramago.

A apresentação em Lisboa contou também com a presença de uma artista convidada, a bailaora flamenca Pastora Galvan interpretou dois dos temas do repertório.

Contactada pelo Espalha-Factos, a Fundação José Saramago revelou que cerca de 300 pessoas não quiseram faltar a esta noite. Um espectáculo que não esgotou a sala principal do Teatro São Luiz, mas mereceu uma reação calorosa do público presente.