Likes, partilhas, mensagens, grupos, conversas de grupo no chat, alertas de aniversário, e a lista continua. Muitas são as funcionalidades que o Facebook nos oferece hoje em dia, o que pode levar muitas vezes a um bombardeamento de notificações que não nos ajudam a seguir o que realmente é importante. A rede social está ciente do problema e lançou ontem a Facebook Groups, uma aplicação para Android e iOS que te facilita o controlo e publicações nos muitos grupos em que estás inserido.

Já lá vai o tempo em que a aplicação do Facebook era uma confusão onde tudo estava incluído e (des)organizado da mesma forma. Depois de ter lançado a Facebook Messenger, que se dedicava exclusivamente à troca de mensagens instantâneas, Mark Zuckerberg voltou a sair para os mercados de aplicações com a Paper e a Slingshot, que não estão disponíveis em Portugal.

Contudo, ontem foi dia de mais boas revelações com a Facebook Groups, uma app que funciona de forma independente da aplicação primária da rede social, já que também inclui um feed de notícias e notificações. Claro, tudo no que aos teus grupos diz respeito.

groupscomposite.0

A interface é semelhante ao que já estamos todos habituados. Num primeiro momento, irás ser confrontado com um separador que te apresenta todos os grupos em que estás inserido. Carregando em qualquer uma das ‘bolhas’, irá aparecer aquilo que pode ser considerado o feed de notícias do determinado grupo, também com a opção de partilhar um estado ou uma foto, que irá ser exclusivamente visível para aquele conjunto de pessoas.

Se na ‘aplicação-mãe’ te são sugeridas pessoas para novas amizades, a Groups sugere-te, claro está, novos grupos de discussão em que poderás entrar com base nos teus interesses e nos teus grupos de amigos. Uma funcionalidade interessante é a possibilidade de inserires atalhos diretos na tua homescreen para um determinado grupo, o que te irá poupar certamente algum tempo.

1

O2s alertas para novas publicações aparecem numa aba própria ou então de modo push – com alertas de som ou de vibração que vão ter diretamante à central de notificações do teu smartphone -, sendo que poderás fazer a personalização completa sobre que grupo pretendes ser notificado cada vez que algo acontece.

Com cerca de 700 milhões de utilizadores ativos, que fazer um total de 2,5 biliões de publicações a cada mês, o Facebook volta a apostar na produtividade da sua rede social para quem a utiliza essencialmente para fins profissionais, já que hoje em dia é frequente uma equipa de trabalho, que seja na universidade ou até mesmo numa redação, tem tendência para criar um grupo privado para troca de informações.

Para já a aplicação não conta com anúncios publicitários e, apesar de a Facebook Messenger ser obrigatória para a troca de mensagens, o Facebook já fez saber que não irá impor a Grupos, ou seja, os grupos continuarão a poder ser acessados diretamente da aplicação principal.

Disponível para Android e iOS.