Não passa em nenhuma televisão portuguesa. Mas é o anúncio de Natal que todos querem ver, rever e mostrar aos amigos. A loja americana John Lewis lançou no dia 6 deste mês o seu anúncio de Natal. Os armazéns, presenteiam todos os anos os telespetadores com minutos de publicidade que dedicam-se a vender somente o espírito desta quadra. Estes anúncios invulgares já ultrapassaram as fronteiras do Reino Unido e chegaram ao mundo inteiro através do Youtube. O Espalha-Factos apresenta algumas das publicidades dos armazéns com mais visualizações e que deixam os espetadores emocionados. As histórias são sempre construídas com elementos natalícios, em desenhos animados.

Lewis

O filme, criado pela agência Adam&Eve/DDB, retrata uma história de amizade entre um pinguim chamado Monty e um garoto brincalhão. Uma história simples que começa no Verão e acaba junto a uma árvore de Natal. Um anúncio a caminho dos 13 milhões de visualizações no Youtube. Para os consumidores portugueses, os armazéns John Lewis não são o destino das compras de Natal, mas já muito se fala sobre eles. As imagens correm sobre música de John Lennon, da canção Real Love interpretada por Tom Odell.

2014

http://youtu.be/iccscUFY860

2013

http://youtu.be/XqWig2WARb0

2012

http://youtu.be/0N8axp9nHNU

O sucesso da John Lewis deve-se à continuidade e storytelling. Continuidade porque a marca aposta neste formato há anos. Desde 2011, quando lançou “For gifts you can’t wait to give”,  vem a apostar em contar pequenas histórias nos seus anúncios de Natal. Este poder emocional das campanhas leva a muita discussão e boca-a-boca online, o que por sua vez leva a uma maior consciência de marca e intenção de compra.