Certamente que achas que sabes tudo sobre os teus artistas e bandas favoritos, mas já te questionaste sobre a escolha do seu nome? 

Entre as várias descobertas feitas pela revista NME selecionámos os nomes mais conhecidos. A partir de hoje, vais passar a conhecer a história por detrás de nomes como Jay-Z, Lorde, 30 Seconds To Mars, Linkin Park, entre outros.

Lana del Rey

Numa entrevista à revista Vogue, Lizzy Grant afirma que escolheu Lana del Rey como o seu nome artístico porque viajava com frequência para Miami, onde falava com amigos de Cuba, e o novo nome fá-la lembrar do encanto dessa zona. “Eu queria um nome que fizesse avançar a minha música”, afirma.

Arcade Fire

AF

Nada mais simples: contaram uma história ao cantor Win Butler que envolvia um incêndio numa máquina de arcade. Este veio a descobrir mais tarde que o incêndio era fictício. O último álbum dos Arcade Fire, Reflektor, foi lançado em 2013, mas este ano já valeu ao grupo os títulos de Álbum do Ano Melhor Álbum Alternativo do Ano nos Juno Awards, e ainda uma nomeação para os Polaris Music Prize de 2014.

Chvrches

A escolha do nome para o trio escocês baseou-se um pouco na pesquisa Google: ‘chvches’ é mais específico do que ‘churches’. E outro aspeto que os fez escolher este nome foi o trabalho de designer Amy Burrows que, ao tratar de todo o artwork da banda, desenhava ‘u’ que se pareciam com ‘v’.

chvrches artwork

30 Seconds To Mars

30STMA história por trás deste nome tem uma base intelectual. O baixista Matt Wachter revela que Jared Leto encontrou a sua inspiração numa tese de um antigo professor de Harvard, onde argumentava que “o ser humano está, numa curva tecnológica exponencial, a 30 segundos de Marte”.

The Weeknd

A peculiaridade ortográfica deste nome deve-se ao facto de Abel Tesfaye não querer quaisquer confusões com a banda canadiana The Weekend. De qualquer forma, a verdadeira intenção do nome advém de uma homenagem ao fim de semana em que artista, com apenas 17 anos, abandonou a casa dos pais, onde nunca mais regressou. Uma das rampas de lançamento da sua carreira foi este The Zone, numa colaboração com o famoso rapper Drake, em 2012:

Linkin Park

LP

Esta é certamente uma das escolhas mais inteligentes para o nome de uma banda. O vocalista Chester Bennington costumava passar pelo Lincoln Park, em Santa Mónica, sempre que se dirigia para o estúdio. Rapidamente se chega ao nome Linkin Park, é uma questão de fonética.

Jay-Z

Na verdade existe não uma, mas três teorias por trás do nome Jay-Z. A primeira tem a ver com o nome do seu mentor, o rapper Jay-O; a segunda relaciona-se com a sua alcunha em criança, “Jazzy“; e por fim,  J/Z  é o nome de uma estação do metropolitano de Nova Iorque, situada nas raízes do artista, Brooklyn.

JZ

Simple Minds

Os Simple Minds tiveram um grande sucesso na década de 80, com hits como Alive and Kicking Don’t You (Forget About Me)Mas de onde terá surgido o nome Simple Minds? A resposta é fácil. O nome vem de uma música de David Bowie, onde se podem escutar os seguintes versos: “So simple minded he can’t drive his module/He bites on the neon and sleeps in the capsule”: