Adele, que se prepara para lançar o terceiro álbum de estúdio, deu continuidade à sua ausência do mundo da música ao rejeitar de forma clara o convite para gravar com vários colegas de profissão uma nova versão de Do They Know It’s Christmas, na luta contra o Ébola.

Há trinta anos, os Band Aid lançavam Do They Know It’s Christmas numa tentativa de angariar dinheiro contra a fome na Etiópia. Agora, em 2014, a música será regravada por novos intérpretes, tendo em vista o combate ao Ébola. A britânica, de 26 anos destaca-se por recusar um convite aceite por muitos — Bono (U2), Chris Martin (Coldplay), Ed Sheeran e One Direction serão alguns dos intérpretes.

Bob Geldof, ex-vocalista dos The Boomtown Rats e que há trinta anos tomou a primeira iniciativa, resolveu tentar repetir o sucesso, desta feita por uma nova causa, mas viu-lhe ser declarado um ‘redondo não’ pela equipa de Adele: “Eu liguei-lhe mas não consegui falar com ela, só com o agente, que me disse ‘Não consigo falar com ela, posso tentar mas ela não vai atender.'” Ao The Sunday Mirror, Geldof diz ainda entender “que fazer algo como isto não é para todos e que algumas pessoas apoiam de formas diferentes.”

Do They Know It’s Christmas conta então com as participações de Bono (que esteve também na versão original, juntamente com The Edge), Chris Martin, Robert Plant (vocalista dos Led Zeppelin), Roger Taylor (baterista dos Queen), One Direction, FoalsEmeli Sande, Ellie Goulding, Ed Sheeran, Jessie Ware, Paloma Faith, Sinead O’Connor e Rita Ora.

De acordo com informações divulgadas por Bob Geldof, o single poderá ser ouvido pela primeira vez na noite deste domingo, dia 16, aquando de mais uma gala do The X Factor, no Reino Unido, sendo que ficará disponível para compra online a partir de amanhã, segunda-feira. O suporte físico chega no dia 8 de dezembro e ao Spotify apenas em janeiro, encorajando assim o público a comprar o disco. Para além destas medidas, o Governo inglês anunciou ainda que as vendas do disco estarão isentas de impostos.

O disco original de Do They Know It’s Christmas, lançado nos anos 80, resultou em cerca de 120 milhões de euros angariados na luta contra a fome na Etiópia, não só devido aos mais de 3.7 milhões de exemplares vendidos como também pela realização de dois concertos de beneficiência: USA for Africa e Live Aid.