Espalha-Factos tem vindo a descobrir a história por trás do nome de artistas bem conhecidos pelo público em geral. Podes ler aqui a primeira parte.

Hoje vamos desmistificar os nomes de oito bandas de rock, desde os The 1975 até aos Foo Fighters, passando pelos Green Day, Blink 182, entre outros. A partir de agora, vais começar a ver estes grupos a partir de novas perspetivas.

The 1975

1975

Certamente que, uma vez que o nome consiste numa data, muitos pensam que a banda se terá inspirado num qualquer acontecimento histórico ocorrido nesse ano. De facto, são imensos os marcos históricos em 1975: Espanha reimplantou a monarquia, Bill Gates Paul Allen fundam a Microsoft e o Vietname do Norte vence a guerra que assolava o país há 20 anos. Porém, nada disso levou à criação do nome da banda. Matt Healy estava a rabiscar num livro de poesia, e eis que se depara com um conjunto de mensagens de suicídio datadas da seguinte forma: “1st June, The 1975”. A forma como a data era escrita captou a atenção do cantor e daí surgiu o nome da banda.

System Of A Down

SOAD

O vocalista Serj Tankian explica que o nome surgiu a partir do título de um poema da autoria do guitarrista Daron Malakian, que se chamava Victims Of A Down. O uso da palavra ‘system’ em vez de ‘victims’ tem a ver com uma maior abrangência de público, não se focando num grupo específico, mas em toda a sociedade.

Queens Of The Stone Age

Queens OTSA

Um nome tão interessante e uma explicação tão simples: Josh Homme afirma que o nome do grupo surgiu como uma forma de agradar ao público feminino e ao público masculino simultaneamente, porque “o rock deve ser suficientemente pesado para os rapazes e suficientemente doce para as raparigas. Kings seria demasiado masculino”- acrescenta.

Green Day

O título da banda consiste numa expressão utilizada na gíria norte-americana, e remete para um dia em que não se faz nada senão fumar marijuana. O próprio Billie Joe Armstrong escreveu uma música sobre isso; gostou tanto dela que decidiu utilizá-la como nome da banda. A canção em questão chama-se Sweet Children, e podes ouvi-la aqui:

Vampire Weekend

Ezra Koenig inventou o nome para o atribuir a um filme que imaginava produzir, um remake do filme de vampiros The Lost Boys, gravado em Cape Cod. O filme teria uma personagem chamada Walcott (que tem direito à sua própria música no álbum de estreia do grupo).

Blink-182

Os membros dos Blink-182 sempre foram muito obscuros relativamente ao nome da sua banda. Sabe-se que  o sufixo numérico surgiu quando o grupo estava à beira de ser processado por uma banda irlandesa que também se chamava Blink. A banda norte-americana lançou o seu último álbum em 2011, Neighbourhoods, no qual se pode ouvir este Up All Night:

Cage The Elephant

CTE

Esta é provavelmente uma das origens mais insólitas de sempre. Num concerto no Tennessee, um fã um pouco… excêntrico atirou-se para cima do cantor Matthew Schultz. Abraçando-o disse: “Tu tens de prender o elefante, tu tens de prender o elefante” (“You have to cage the elephant, you have to cage the elephant”). Nascia o nome Cage The Elephant.

Foo Fighters

Durante a Segunda Guerra Mundial, os aviadores aliados referiam-se aos OVNIs como ‘foo fighters’. Ora Dave Grohl, após o fim dos Nirvana (onde era baterista), começou a juntar as suas composições e a juntar os restantes membros da futura banda, e o nome Foo Fighters era perfeito para dar a imagem de uma banda (por enquanto) anónima, não identificada. A 10 de novembro, a banda lançou o seu oitavo álbum de estúdio, Sonic Highways.