Numa altura em que a problemática dos padrões de beleza tem estado no centro das atenções, a Calvin Klein lança uma nova campanha de lingerie, protagonizada por uma modelo inesperada.

A recente campanha da Victoria’s Secret, representada por modelos altas e magras, em que a marca joga com a palavra que dá nome à nova linha de lingeriebody” e cria o sloganPerfect Body”, despoletou grandes controvérsias. Em resposta, surgem campanhas publicitárias de outras marcas, como é o caso da American Eagle que, na nova campanha da sua linha de lingerie, se recusa a usar Photoshop e outros programas de edição de imagem, mantendo marcas de beleza e tatuagens.

Recentemente, foi a vez da veterana Calvin Klein fugir ao padrão de beleza estereotipado e apresentar a sua nova campanha Perfectly Fit, protagonizada por uma modelo tamanho 38. A questão que se impõe é: será o tamanho 38 plus size?

Myla Dalbesio, de 27 anos, nunca se inseriu no grupo das modelos muito magras, mas também não se adequa ao grupo das modelos de tamanhos grandes. Myla chama-lhe o grupo do meio (“In-between”). A marca Calvin Klein não a define explicitamente como uma modelo de tamanhos grandes. Contudo, no mundo da indústria de moda, esta modelo ainda é o que, surpreendentemente, se designa por modelo plus size. A campanha publicitária foi alvo de várias críticas nas redes sociais, uma vez que muitas mulheres e raparigas se identificam com a modelo.

Em entrevista à Elle, Dalbesio diz “Sou uma rapariga grande… Não sou a maior do mercado, mas sou definitivamente maior do que todas as outras modelos com quem a Calvin Klein já trabalhou, o que é realmente intimidante.”.

A marca reagiu aos comentários negativos que foram surgindo e esclareceu que “A linha Perfectly Fit foi criada para celebrar e colmatar as necessidades de mulheres diferentes, e estas imagens têm como objetivo demonstrar que a nossa linha é mais inclusiva e está disponível para várias silhuetas, numa série alargada de tamanhos”.

Estará a indústria da moda a mudar e a contribuir para alterar os padrões de beleza actuais?