Sérgio Figueiredo será o novo diretor de informação da TVI e entrará em funções já no dia 1 de janeiro do próximo ano. Sérgio Figueiredo vai ocupar o lugar de José Alberto Carvalho que, ainda assim, vai continuar a dar a cara nos noticiários e irá assumir uma nova posição na estação televisiva como presidente do Comité Editorial.

Sérgio Figueiredo iniciou a sua carreira de jornalista em 1988, tendo tido inúmeras funções nesta área. Passou os seus últimos oito anos em cargos de gestão e direção da Fundação EDP, e antes foi diretor do Jornal de Negócios (entre 2003 e 2007) e do Diário Económico (até 2003). Agora regressa ao jornalismo para assumir o cargo de topo da informação da TVI, num momento em que o canal está a proceder a diversas mudanças estruturais.

tvi2

“Quando deixei o jornalismo não contava regressar”

A notícia, que saiu na manhã de hoje, já foi confirmada pelo próprio Sérgio Figueiredo em declarações à agência Lusa“este meu regresso à comunicação social tem tanto de inesperado quanto de estimulante: inesperado porque quando deixei o jornalismo não contava regressar; estimulante porque era muito difícil de recusar o desafio de dirigir a informação que mais vidas toca diretamente em Portugal”.

Esta alteração nos cargos internos da estação de Queluz não se devem certamente à falta de sucesso, já que a TVI é líder de audiência nos últimos anos que tem sido dirigida por José Alberto Carvalho (desde 2011) que colocou o canal durante mais de 30 meses consecutivos a ganhar com o Jornal da Uma e o Jornal das 8, o que nunca tinha acontecido na estação anteriormente.