Nos próximos dias, o Espalha-Factos traz até ti os mistérios desvendados pela revista NME sobre os nomes dos artistas e das bandas mais conhecidos.

Durante quatro dias, vamos apresentar-te oito artistas e daremos uma breve explicação acerca do seu nome. Do rock ao pop, passando pela música mais alternativa e pela eletrónica, eis alguns segredos que provavelmente poucos sabem.

Coldplay

Coldplay

O nome provém de uma antologia de poemas da autoria de Philip Horky, Child’s Reflections: Cold Play. No entanto, a inspiração não provém de Chris Martin ou de outro membro da famosa banda. Na verdade, Coldplay foi o nome de uma banda de uns amigos de Martin. A certa altura, o grupo quis retirar esse nome e o famoso cantor decidiu usá-lo na sua nova banda, que tem tido imenso sucesso desde 1996.

Daft Punk

Para perceber a origem deste nome é preciso remontar à década de 90, quando o grupo se chamava Darlin’. Em maio de 1993, a revista britânica Melody Maker descreve o som do grupo como “daft punky trash”. A banda não durou muito tempo: Thomas Bangalter e o luso-francês Guy-Manuel de Homem-Cristo pegaram na crítica e criaram os Daft Punk. Dos Darlin’ podem-se ouvir duas músicas, Untitled 18 Untitled 33:

Curiosidade: O nome Darlin’ foi inspirado numa canção dos The Beach Boys, com o mesmo nome, que podes escutar aqui.

Phoenix

Depois dos Darlin’, Laurent Brancowitz juntou-se ao irmão e formou os Phoenix. O nome da banda até poderia ter origem na famosa criatura da mitologia grega, mas desenganem-se. O nome da famosa banda de indie pop provém de uma música do álbum de 1997, Homework, dos Daft Punk.

 http://youtu.be/wxBc6JjKSWU

Panic! At The Disco

Apesar de muitos considerarem que o nome provém da música Panic dos The Smiths, o vocalista Brendom Urie esclarece a questão. O nome da sua banda foi inspirado nos versos da música Panic, da banda norte americana Name Taken, quando se pode ouvir “Panic at the disco/Sat back and took it so slow/Are you nervous?/Are you shaking?”.

Two Door Cinema Club

TDCC

O processo de criação foi muito simples. Os três membros da banda vivem em Bangor, no Norte da Irlanda, onde existe um cinema que se chama Tudor (Tudor Cinema). O guitarrista Sam Halliday pronunciava o nome do espaço dizendo “Two Door”, e eis que surge o nome Two Door Cinema Club.

 

The Human League

Viajamos até ao final da década de 70, onde nos deparamos com uma banda que oferece um som completamente novo, os The Future. Com a entrada do cantor Philip Oakey, o grupo muda de nome e adota o mesmo título que uma sociedade futurística de um jogo de tabuleiro de ficção científica, o Starforce: Alpha Centauri. Certamente que esta banda não diz nada à geração mais recente, mas de certeza que alguns a reconhecerão ao som desta música:

Fall Out Boy

O nome Fall Out Boy é, na verdade, o nome de uma personagem dos The Simpsons, na qual Pete Wentz Patrick Stump se inspiraram para colocar como nome da sua banda.Os membros bem tentaram arranjar outro nome, mas uma vez conhecidos, o público não deu outra alternativa senão mantê-lo. O grupo prepara-se agora para lançar o sexto álbum de estúdio, do qual já foi revelado o primeiro single, Centuries:

Wild Beasts

WB

A banda de indie rock inspirou-se num movimento artístico para construir a sua identidade. Ao início, começou por chamar-se Fauve, de Fauvismo, e fauve é uma palavra francesa que significa “besta selvagem”. Penso que se dispensam mais explicações.