O jornal espanhol ABC elaborou uma lista dos 10 melhores museus na cidade de Lisboa, de modo a assinalar a variedade cultural da capital portuguesa e a persuadir os turistas espanhóis a visitarem a mesma.

Na primeira posição encontramos o Museu Nacional de Arte Antiga, descrito como “o mais importante dos séculos XII a XIX em Portugal”, contando uma larga variedade de pinturas, esculturas e artes decorativas. Os objectos artísticos expostos têm raízes europeias, asiáticas e africanas.

O segundo lugar é ocupado pelo Museu Calouste Gulbenkian, cujo destaque vai para a sua colecção de seis mil peças, da autoria de artistas como Carpaccio, Rembrandt, Van Dyck, Renoir, Manet, Degas e Monet. O museu está dividido em duas áreas: uma que se dedica às artes oriental e clássica, e outra que recai sobre a arte europeia.

O terceiro lugar vai para o Museu do Chiado. A sua colecção reúne sobretudo peças portuguesas, datadas desde 1850 até aos dias de hoje. Neste museu, podemos encontrar sobretudo obras que remontam aos movimentos Romântico, Naturalista e Modernista.

Na lista, podemos também encontrar o Museu da Electricidade, o Museu dos Coches, o MUDE – Museu do Design e da Moda, o Museu do Oriente, o Museu Berardo, o Palácio Nacional da Ajuda e o Museu do Fado. Todos os locais indicados, para além da respectiva descrição, incluem morada, horário e preço.

Podes conferir a lista original aqui.