Passados dez anos da primeira colaboração da H&M com um designer de moda, foi a vez de Alexander Wang brilhar, naquela que é a coleção que melhor combina sport e chic dos últimos tempos. No passado dia 6 de novembro, esta coleção, do atual diretor criativo da casa Balenciaga, chegou às principais lojas da marca de todo o mundo. Esta associação representa a primeira vez que um designer americano colabora com a marca sueca, e o resultado é único.

Em 2005, Wang deixou a Parsons School em Nova Iorque para seguir o sonho de lançar a sua própria coleção de malhas, mas foi no outono de 2007 que se destacou no mundo da moda. Foi reconhecido com o prémio CFDA/Vogue Fashion Fund em 2008, ano em que lançou a sua primeira colecção de carteiras, criando, nos anos seguintes, a T by Alexander Wang. Entre outros, recebeu o CFDA’s Swarovski Womenswear Designer of the Year Award e o Swiss Textiles Award.

Numa era em que o sportswear conquista e domina as ruas das grandes cidades, Alexander Wang veio tornar feminino a t-shirt XL, as calças de cortes largos e os ténis. Numa coleção em que impera o preto, pensada para o ritmo ativo dos centros urbanos, Wang catapultou a alta-costura para fora das passerelles, sem descorar a qualidade. Diretamente das ruas para a H&M, o designer criou peças com um extra de conforto, sem costuras, injetadas com espuma, em scuba e impermeáveis. Alexander Wang concebeu o uniforme urbano, para eles e para elas e toda uma seleção de acessórios, de inspiração futurista. Apologista da simplicidade e do prático, esta coleção insere-se nas tendências do normcore e do dress down, que marcaram presença em todas as edições da Fashion Week, nas grandes capitais da moda.

Nomes como Rihanna, Dakota Fanning ou Kate Mara já se renderam à mais recente coleção do estilista, seja em looks parciais, ou mesmo de forma mais arrojada, em looks totais.

Em entrevista à Vogue Portugal, Wang fala da sua coleção: “Sou muito inspirado pelos avanços, nos tecidos e nas técnicas, pela funcionalidade e pelos detalhes das peças de desporto, que devem superar-se na performance e na resistência, porque lidam com o corpo no seu estado mais ativo. (…) Pareceu-me a oportunidade perfeita para desenvolver novas peças inspiradas na performance e no sportswear(…).”.

A coleção, fruto da colaboração Alexander Wang X H&M, encontra-se disponível, em Portugal, no site da marca, ou na H&M do Chiado.