kennedy

Washington acolhe festival de cultura ibérica

Centro John F. Kennedy para as Artes Performativas, sediado em Washington, nos Estados Unidos da América, vai acolher uma mostra de criação contemporânea em que figura Portugal: o Festival Iberian Suite: Arts Remix Across Continents, agendado para os dias 3 a 24 de março de 2015.

O festival contará com a participação de vários artistas portugueses, lusófonos, espanhóis e da América Latina, das áreas das artes visuais, música, literatura, dança e teatro.

Do programa de teatro fazem parte as peças Ode Marítima, com Diogo Infante e João Gil, Contos em Viagem – Cabo Verde, pelo Teatro Meridional, Três dedos abaixo do joelho e By Heart, da companhia Mundo Perfeito e What I heard about the World, pela Mala Voadora, com a companhia inglesa Third Angel.

Na área da dança, Portugal estará representado pela Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, dirigida por Vasco Wellenkamp, que apresentará a peça Fado.

fado
‘Fado’

Na literatura, será feito um tributo ao Prémio Nobel da Literatura José Saramago e debatido o legado da cultura de Portugal e Espanha na literatura mundial, com os escritores Afonso Cruz, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares e Dulce Maria Cardoso.

Inserida na programação do festival, o artista Alexandre Farto, conhecido como Vhils, fará um retrato de Fernando Pessoa com páginas de livros do poeta, enquanto o designer Nuno Vasa apresentará uma instalação de um elétrico lisboeta em cortiça e Manuela Pimental um novo projeto visual a partir do azulejo português.

vhils
Vhils

Para além disso, estão previstos concertos de Rodrigo Leão, Sofia Ribeiro, Luísa Sobral, The Gift, António Zambujo, Carminho e Camané, atuando estes últimos dois com a anfitriã National Symphony Orchestra. Para ficares a conhecer a programação completa, clica aqui.

Mais Artigos
Lena D'Água nos PLAY
Prémios PLAY. Terceira edição já tem data assegurada na RTP