Entre os dias 17 e 20 de novembro, irá realizar-se a mostra anual de curtas-metragens de alunos do curso de Cinema da Universidade da Beira Interior. O evento terá lugar no Auditório da Parada da UBI, também conhecido por Cinubiteca.

A UBICinema sopra este ano as velas da sua 10ª edição e, por isso, haverão novidades no que à entrega de prémios diz respeito. Aos habituais quatro prémios de Melhor Filme de Licenciatura e Melhor Filme de Mestrado, atribuídos pelo júri e pelo público, foram adicionados dez novos prémios nas categorias de Melhor Argumento, Melhor Realização, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Montagem, nas secções de Licenciatura e Mestrado, atribuídos pelo júri e pela organização do UBICinema.

Sendo o curso da UBI o único de Cinema em universidades públicas no país, há que salientar que os filmes vencedores no UBICinema entram invariavelmente no circuito de festivais cinematográficos, sendo com frequência premiados, tanto nacional como internacionalmente.

Excepcionalmente, durante o evento, em paralelo aos projectos finais de Licenciatura e Mestrado, serão também projectados trabalhos de alunos e ex-alunos do curso, através de uma mostra de Filmes Curriculares e Extra-Curriculares, bem como de uma Mostra de Filmes Experimentais. A juntar a tudo isto o UBICinema oferece ainda aos visitantes um segmento de Cinema de Animação, onde serão exibidos filmes portugueses externos à Universidade da Beira Interior. O objectivo é divulgar produções nacionais deste género cinematográfico e fomentar o gosto pelo mesmo.

A juntar às novidades desta 10ª edição do UBICinema, haverá ainda a repetição da presença de um símbolo especial. Pelo segundo ano consecutivo, a Ovelha, um símbolo da região, que homenageia os primórdios do cinema – mais concretamente A Viagem à Lua de George Méliès – marcará presença no certame na pele de mascote. A Ovelha serrana, qual chama olímpica, fará também ela uma viagem até ao local onde terá presença o evento. Assim, até ao início do festival, a pergunta será sempre a mesma: “Onde estará a Ovelha hoje?

Clica na imagem para veres o cartaz:

 

CARTAZ - UBICINEMA

 

 

Aqui podes ver a mascote do UBICinema em ação: