Glasgow, nove de novembro de 2014. A ansiedade era muita para uma noite que não ficava atrás a nível de promessas. No final, os One Direction voltaram a ser os grandes vencedores dos MTV Europe Music Awards, levando para casa três prémios, seguidos de Ariana Grande e 5 Seconds of Summer (com dois).

Numa noite aguardada por todos e liderada por Nicki Minaj, que venceria o prémio ‘Best Hip Hop’ e prometeu voltar no próximo ano para atuar, passaram pelo palco da SSE Hydro Arena figuras como Ariana Grande (a primeira a actuar e, também, a conquistar um prémio — ‘Best Song’, com Problem — antes de ser eleita ‘Best Female’), Kiesza, Royal Blood, Charli XCX, os U2, Ozzy Osbourne (o mais aplaudido da noite), Ed Sheeran, Enrique Iglesias, Simon Neil e Slash… mas já lá vamos!

Que melhor palco do que um palco britânico para o regresso ao lugar mais alto do sucesso por parte da boys band? Pois é… Do X Factor para o mundo, os One Direction têm conquistado corações pelos quatro cantos do globo e não ficaram esquecidos nos EMA 2014, onde (apesar de ausentes) foram distinguidos como ‘Best Pop’, ‘Best Live’ e ‘Biggest Fans’.

Em destaque estiveram também os 5 Seconds of Summer, boys band do momento, que se juntaram a Ariana Grande na lista de artistas distinguidos com dois prémios — ‘Best New’ e ‘Best Push’. No palco, a norte-americana aproveitou para agradecer “à MTV, porque na última vez que estive em palco conheci a Iggy Azalea e essa foi uma das razões pelas quais ‘Problem’ aconteceu, o que faz com que seja também uma das razões pelas quais recebo este prémio.”

O mais aplaudido da noite foi mesmo Ozzy Osbourne, reconhecido com ‘Global Icon’ e apresentado por Slash, ex-guitarrista dos Guns N’ Roses: “Durante quatro décadas, o ‘Príncipe da Escuridão’ agradou a todos os que se prestaram a ouvir [a sua música]. Ele assusta a maior parte das pessoas, mas para mim é um cavalheiro, um killer performer, um grande colaborador e uma lenda do rock ‘n’ roll.”

Lista completa dos vencedores dos EMA 2014:

Best Song – Ariana GrandeProblem ft. Iggy Azalea
Best Pop – One Direction
Best Video – Katy PerryDark Horse ft. Juicy J
Best Song With a Message – Beyoncé – Pretty Hurts
Best Female – Ariana Grande
Best Male – Justin Bieber
Best Live – One Direction
Best New – 5 Seconds of Summer
Best Rock – Linkin Park
Best Alternative – Thirty Seconds to Mars
Best Hip Hop – Nicki Minaj
Best Look – Katy Perry
Best Push – 5 Seconds of Summer
Best World Stage – Enrique Iglesias
Worldwide Act – Bibi Zhou
Biggest Fans – One Direction
Global Icon – Ozzy Osbourne