Os fãs de Downton Abbey podem respirar de alívio: o ITV  – canal que exibe a série no Reino Unido – anunciou na última quinta-feira que a sexta temporada da galardoada série britânica começará a ser produzida em 2015.

Em janeiro deste ano, o criador da série, Julian Fellowes, deixara o futuro de Downton Abbey em aberto quando, ao The Wall Street Journal, disse: “não sei se haverá uma sexta temporada, mas [a série] não vai durar para sempre”.

O diretor de drama da ITV, Steve November, mostrou o seu entusiasmo com a renovação: “É fantástico como Downton continua a ser um fenómeno”. Um “fenómeno” que, no entanto, já começa a mostrar sinais de abrandamento: a 5ª temporada, que termina este domingo (dia 9) no Reino Unido, não conseguiu repetir o sucesso de 2013, apesar de continuar com uma audiência média de fazer inveja a muitas séries britânicas. Em setembro, a estreia atraiu 8,4 milhões de espetadores – um milhão a menos do que no ano passado.

A pergunta que agora muitos colocam é se valerá a pena estender Downtow Abbbey para além de uma sexta temporada. “Não estou a ver [a série] a prolongar-se muito mais“, disse Allen Leech (Branson). “A Maggie Smith (Violet Crawley) virou-se para mim nos últimos dias de filmagem desta temporada e disse: ‘Eu já devo ter 196 anos (…). É ridículo, já devia ter morrido há anos.

Por cá, a quinta temporada de Downton Abbey está a ser exibida na FOX Life. (Re)vê aqui o trailer:

http://youtu.be/4FZdk7LHQ0o