É impossível passarem despercebidos e já fazem parte da quase totalidade da nossa vida cibernauta. E, agora, talvez possam passar a fazer ainda mais. Os famosos carateres emoji vão ganhar novas cores. O Unicode (padrão que estabelece os símbolos e carateres utilizados na escrita informática) e a Apple estão a preparar um sistema que permite alterar a tonalidade destes ‘bonecos’ e fugir ao amarelo habitual.

emoji-2png

As críticas contra a falta de diversidade racial estão na base desta nova criação, que agora aumenta, uma vez mais, as opções de uso das carinhas, criadas no Japão. As adaptações já tinham começado em 2012, quando o Unicode disponibilizou emoji que representavam casais homossexuais.

photo-copy

Mas esta ferramenta não se fica apenas pela mudança de tonalidade nos bonecos amarelos clássicos. A inovação vai tão longe que permite, por exemplo, que os emoji que representem casais possam ter uma qualquer combinação de tons de pele.

O sistema só deverá estar pronto em meados do próximo ano, quando for aprovado o padrão Unicode 8.0. Porém, e como a maior parte das plataformas ainda não suporta o Unicode 7.0, lançado em junho deste ano, não é possível prever quanto tempo teremos de esperar até ver o Unicode 8.0 e as suas atualizações nos sistemas iOS, OS X, Android e Windows.