Com duas coreografias da sua autoria nomeadas, o português Arthur Pita é o coreógrafo em destaque na 15.ª edição dos britânicos National Dance Awards, prémios atribuídos pela associação profissional de críticos de dança britânicos The Critics’ Circle.

Arthur Pita, Mestre em Dança pela London Contemporary Dance School, foi nomeado para a categoria de melhor coreografia clássica com a peça A Dream Within a Midsummer Night’s Dream, da Companhia Ballet Black.

A Dream Within A Midsummer Night's Dream de Ballet Black  ©Tristram Kenton

Dream Within A Midsummer Night’s Dream, de Ballet Black
©Tristram Kenton

O coreógrafo foi ainda nomeado para a categoria de melhor coreografia contemporânea com Facada, inserida em Solo for Two, peça que é acompanhada por música tradicional portuguesa e que foi coreografada para os russos Ivan Vasiliev e Natalia Osipova, bailarinos que muitos defendem ser os melhores da atualidade.

Facada, com Ivan Vasiliev e Natalia Osipova © Dave Morgan

Facada, com Ivan Vasiliev e Natalia Osipova
© Dave Morgan

Estes prémios são compostos por 11 categorias, distribuídas pelos estilos de dança, coreógrafos e bailarinos que, entre 1 de setembro de 2013 e 31 de agosto deste ano, atuaram em solo britânico. De cerca de 400 nomes, 50 críticos de dança de todo o Reino Unido escolhem um máximo de 5 para cada categoria.

Os vencedores de cada categoria serão anunciados no dia 26 de janeiro do próximo. Podes ver aqui trechos da Solo for Two.