Uma das muitas obras do realizador Orson Welles que o mundo do cinema nunca chegou a conhecer vai finalmente ser estreada para o ano.

The Other Side of the Wind, produzido entre 1970 e 1976, foi uma das derradeiras longas-metragens do cineasta que assinou obras primas como Citizen Kane – O Mundo a Seus Pés e A Sede do Mal. Após a rodagem do filme, Orson Welles quis editá-lo de uma maneira experimental e distinta que o levaria a trabalhar na sua montagem durante um ano inteiro. No entanto, a produtora iraniana responsável pelo financiamento do filme mudou de administração em 1975 e os novos diretores da empresa consideraram que a montagem de Welles era desvantajosa e recusaram-se a pagar-lhe para a fazer.

Depois de procurar outras fontes de dinheiro, o realizador acabou por dedicar-se sozinho no seu tempo livre à edição do seu trabalho para o conseguir estrear. Mesmo depois da sua morte em 1985, muitos tentaram levar The Other Side of the Wind ao grande ecrã, mas sempre sem sucesso. O principal entrave foi o facto dos seus direitos estarem divididos por várias pessoas. Para além disso, o que resta das filmagens tem estado armazenado em Paris e supõe-se atualmente que seja a ex companheira de WellesOja Kodar, que tem em posse o material filmado.

Agora, a companhia Royal Road Entertainment anunciou que chegou a acordo para a compra dos direitos do filme, após várias negociações com Beatrice Welles, filha do realizador, e Oja Kodar. Os produtores irão agora promover a distribuição do filme no American Film Market, o evento anual onde várias pessoas vão para conseguirem angariar fundos e divulgarem os seus projetos.

The Other Side of the Wind passa-se no 75.º aniversário do cineasta ficcional Jake Hannaford, descrito com “um sacana de um realizador que cria as pessoas e as destrói” e que se diz ser uma mistura de Ernest Hemingway, o próprio WellesJohn Huston, que dá inclusivamente vida à personagem principal. O restante elenco é composto por Peter Bogdanovich (que lutou também ele pelos direitos do filme), Dennis Hopper, Claude Chabrol e Mercedes McCambridge. O filme foi rodado nos EUA, França e Espanha.

A Royal Road Entertainment pretende estrear The Other Side of the Wind já em 2015 no dia 6 de maio, altura em que se completa o centenário de Orson Welles.