Rising, da Companhia Aakash Odedra, chega ao Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, nos dias 14 e 15 de novembro, pelas 21h00. O espetáculo inclui quatro solos interpretados pelo bailarino Aakash Odedra, que trabalhou juntamente com os coreógrafos Akram Khan, Russell Maliphant e Sidi Larbi Cherkaoui.

Os quatro solos coreografados em dança contemporânea foram baseados no movimento Kathak e Bharatanatyam: danças clássicas da Índia. A intenção desta junção de movimentos é a criação de uma nova linguagem e estética corporal.

O espetáculo irá iniciar-se com Nrittada autoria do próprio Aakash Odedra. Este primeiro solo explora a dinâmica do tempo, do espaço, do ritmo, e a forma como a energia do corpo pode desafiar estes elementos. In the Shadow of Man, coreografado por Akram Khan, o tema será a contínua descoberta do corpo humano.

Cut explorará a lógica entre o fluxo e a forma na dinâmica do Mundo. Neste solo, foi determinante o trabalho entre o coreógrafo Russell Maliphant e a concepção de luz elaborada por Michael Hulls, pois a luz irá “cortar” ou destacar certos elementos da coreografia. O último solo apresentado será Constellation da autoria de Sidi Larbi Cherkaoui, que se focou no contraste entre o afastamento e a proximidade.

Após um ano de trabalho entre Aakash Odedra e os três coreógrafos, esta foi a peça que inaugurou o trabalho da Companhia Aakash Odedra, a 9 de dezembro de 2011. Desde então, Rising tem feito apresentações em vários palcos de todo o Mundo.

A crítica de dança do The Guardian, Judith Mackrell, considerou “Odedra como um bailarino a seguir.” Daniel Bendtsen, crítico do The Lantern, destacou que Risingmostra como o corpo humano pode contar histórias a nível muito profundo.”

Rising terá a duração de 50 minutos, com um intervalo. O preço dos bilhetes é 13,5€ na plateia e 11€ nas laterais.