As aplicações ColorADD e Mobizy, de autoria portuguesa, venceram os WSA-Mobile 2014 (World Summit Award Mobile), organizado pela ONU, nas respetivas categorias de m-Inclusion & Empowerment e m-Business & Commerce.

As aplicações portuguesas que conquistaram estes prémios anuais foram selecionadas entre 500 candidatos à escala mundial e estão agora entre as 40 aplicações vencedoras divididas por entre oito categorias.

Miguel Neiva foi o responsável pela criação da ColorADD – vencedora na categoria de m-Inclusion & Empowerement, que mede o quanto a aplicação ajuda na integração na sociedade global de informação – que através de um código gráfico monocromático, único no mundo, é capaz de representar as cores através de símbolos baseados nos três tons primários (ciano, magenta e amarelo), procurando constituir uma eficaz ferramenta de apoio ao quotidiano de indivíduos daltónicos.

ColorADDMiguel Neiva

No que toca ao vencedor da categoria de m-Business & Commerce, que distingue aplicações que promovem e apoiam os processos de funcionamento de uma empresa, a Mobizy foi criada por Luís Simão e tem como público-alvo as PME (pequenas e médias empresas) e trata-se de uma espécie de back-office que funciona sem custos e permite realizar a gestão do dia-a-dia das empresas, ou seja, no que toca a vendas, lista de tarefas, controlo de atendimento, serviços, clientes, etc.

Mobizy – Luís Simão

A cerimónia de entrega dos prémios referente à edição de 2014 terá lugar em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, de 1 a 3 de fevereiro do próximo ano. Os World Summit Award Mobile têm o propósito de distinguir os conteúdos e aplicações móveis mais inovadoras à escala mundial.