O teatro pode ser assustador… Muito! O Espalha-Factos sabe que adoras o Halloween e aproveitou para celebrar a data reunindo algumas das peças mais assustadoras que já foram apresentadas em palco! Se ainda és dos que acreditam que o teatro se resume a histórias da Carochinha e finais felizes, poderás ter de rever a tua posição depois de leres este artigo…

1 – MacbethMacbeth - Poster

William Shakespeare sabia bem ser aterrador quando queria, ora não fosse ele o dramaturgo mais influente do mundo! Macbeth, uma das suas mais famosas tragédias, foi escrita algures na primeira década do século XVII e é conhecida no meio como a “peça amaldiçoada” – muitos são aqueles que não se atrevem sequer a pronunciar o seu nome em voz alta – isto porque, segundo se diz, Shakespeare haveria usado feitiços reais de bruxas no texto, enfurecendo-as de tal modo que o embruxaram para a eternidade! Uma história que envolve bruxas, fantasmas, profecias e assassinatos a torto e a direito! Como dizer que não?

2 – O Fantasma da Ópera1097-1804-Peter Jöback as The Phantom and Sofia Escobar as Christine in The Phantom of the Opera. Photo Credit Michael Le Poer Trench (2)

Há alguma coisa mais assustadora do que um musical? A verdade é que O Fantasma da Ópera ganhou, com toda a legitimidade, um lugar na nossa lista. Esta, que é uma das histórias de amor mais perversas do mundo da Broadway, estreou pela primeira vez em 1986, no West End, em Londres. Baseada no livro de 1910 de Gaston Leroux, é uma peça com uma premissa, no mínimo, intrigante: um fantasmagórico génio musical apaixona-se por uma jovem cantora de ópera em ascensão, raptando-a e levando-a para o seu esconderijo subterrâneo. O certo é que parece ter convencido e conquistado o público há várias gerações – é o segundo musical em cartaz durante mais tempo no West End, só tendo sido ultrapassado por Os Miseráveis.

3 – The Woman in Black [A Mulher de Negro]The Woman in Black

Esta é uma peça que surge diretamente a partir de um romance de horror de Susan Hill, datado de 1983, pelo que reúne, logo à partida, todas as condições para ser a típica história de terror puro! Conhecida por ser interpretada por apenas dois atores, esta peça segue o procurador jurídico Arthur, que, ao chegar à pequena cidade de Crythin Gifford para ir a um funeral, vê-se envolvido num mistério assombroso: é que algo de terrível acontece sempre que avista uma estranha mulher vestida de negro… A peça de teatro foi tão bem sucedida que, em 2012, foi produzido um filme de terror baseado na mesma história, protagonizado por Daniel Radcliffe.

4 – Ghost Storiesghost-stories

Embora muito recente (a sua primeira exibição foi feita em 2010), a última integrante da nossa lista é, obrigatoriamente, um nome incontornável quando falamos de peças para o Halloween – tudo graças à sua estratégia de marketing! Não existem fotografias nem vídeos do espetáculo. Tudo aquilo que é disponibilizado são somente imagens das reações escandalizadas de membros da plateia ao assistir à peça. Nada mais! Para além disto, no fim de cada exibição, é pedido aos espetadores que guardem os segredos de Ghost Stories a sete chaves! Tudo o que sabemos é que um tal de Dr. Goodman, especialista em parapsicologia, nos irá dar uma palestra sobre fantasmas e experiências sobrenaturais, onde três histórias sinistras, aparentemente isoladas, acabam por convergir…