O conhecido escritor George R. R. Martin, criador dos livros que servem de base à série da HBO Game of Thrones (A Guerra dos Tronos), acaba de lançar, com a colaboração de Elio M. Garcia Jr. e Linda Antonsson, a obra The World of Ice and Fire (The Untold History of Westeros and the Game of Thrones), uma enciclopédia / compêndio que, tal como o próprio nome indica, explora pormenorizadamente a História de Westeros e de muitos outros locais do vasto mundo idealizado pelo autor norte-americano.

Este novo trabalho conta também com um grande número de magníficas ilustrações, maioritariamente da autoria de Ted Nasmith, que nos mostram aquela que é, segundo George R. R. Martin, a verdadeira aparência de alguns dos locais mais emblemáticos dos Sete Reinos (Seven Kingdoms).

twoiaf

Durante uma entrevista concedida no último fim de semana em Manhattan, o autor revelou que o Westeros que atualmente podemos ver na série televisiva, criada por David Benioff e D. B. Weiss, é visualmente esplêndido e cativante, não sendo, porém, exatamente como ele próprio o imaginou aquando da escrita dos livros da saga A Song of Ice and Fire (As Crónicas de Gelo e Fogo). Essa visão original dos locais que se têm vindo a tornar emblemáticos graças à série que, em Portugal, é transmitida pelo canal Syfy, pode ser, então, encontrada neste novo trabalho enciclopédico, que foi lançado na passada terça-feira, dia 28 de outubro.

O Espalha-Factos mostra-te algumas das imagens incluídas no referido livro: o Trono de Ferro (Iron Throne), Winterfell, Porto Real (King’s Landing), a Muralha e Castelo Negro (The Wall and Castle Black), e Pedra do Dragão (Dragonstone).

Iron Throne

Trono de Ferro (Iron Throne)

Winterfell

Winterfell

Red Keep

Porto Real (King’s Landing)

Castle Black

A Muralha e Castelo Negro (The Wall and Castle Black)

Dragonstone

Pedra do Dragão (Dragonstone)

Por curiosidade, refira-se que o dragão representado na imagem de destaque deste artigo é Balerion, montado pelo Rei Aegon I, o Conquistador.