José Alberto Carvalho vai sair da direção de informação do canal de Queluz de Baixo. O ainda diretor vai passar para a liderança da Direção-Geral da TVI nos próximos dias.

De acordo com a edição de hoje do Jornal de NegóciosSérgio Figueiredo é apontado como provável sucessor de José Alberto Carvalho na direção de informação da TVI. O atual diretor da Fundação EDP poder-se-á juntar-se assim a Judite de Sousa que, ao que tudo indica, continuará no cargo de diretora adjunta.

Esta notícia surge numa altura em que, segundo o jornal Correio da Manhã, a redação da TVI tem-se apresentado desmotivada. No início de outubro, numa reunião do Conselho de Redação, José Alberto Carvalho lançou suspeitas relativamente às baixas médicas de alguns jornalistas da casa. Na altura, a administração da Media Capital reforçou a confiança no diretor de informação, referindo que a informação do canal liderava as audiências há mais de dois anos consecutivos.

José Alberto Carvalho entrou para a TVI no início de 2011, depois de ter passado pelos quadros da RTP durante cerca de dez anos. Com ele veio também Judite de Sousa, há mais de 20 anos na informação da estação pública. Juntos reformularam a linha editorial do quarto canal. O anúncio oficial destas mudanças deverá ser feito nos próximos dias.