A Zero em Comportamento, uma associação cultural cuja missão é mostrar ao grande público obras cinematográficas e realizadores “que se preocupam com o conteúdo dos seus filmes, promovendo a pluralidade cultural e contribuindo para o desenvolvimento e educação do espectador, por forma de enriquecer a sociedade“, apresenta o filme Sangue na Guelra no Auditório do Centro Cultural de Cascais, no próximo dia 30 de Outubro.

O documentário acompanha o projecto 12/15, uma iniciativa da Escola Intercultural da Amadora que combate o abandono escolar por parte de 60 jovens, com idades entre os 12 e os 15 anos. Após terem sido expulsos de várias escolas do país, alguns por repetidas vezes, é dada a este grupo uma oportunidade de regressar aos estudos, de estabelecer e concretizar objectivos para o futuro, apesar do seu passado problemático.

17041932_RLeMY

Filmado entre Janeiro e Junho de 2013, o filme mostra de forma clara as relações, por vezes conflituosas, entre os adolescentes e os professores, procurando envolvimento emocional com o público: “será uma oportunidade para toda a comunidade de professores e educadores debruçar-se sobre um caso extremo de tentativa de inclusão de jovens já nos limites do abandono escolar e da delinquência“, explica a organização.

A exibição do filme irá também permitir ao Auditório do Centro Cultural de Cascais retomar a sua programação noturna. A realizadora do documentário, Inês Gil, estará presente na sessão para um posterior debate sobre o filme.