As Cidades e as Trocas foi um dos filmes seleccionados para a competição portuguesa de longa-metragem. O filme centrado nas imagens aborda as construções nas cidades em desenvolvimento, que envolvem trocas económicas e culturais.

Construções de edifícios, de portos, de estradas e a exploração de recursos naturais  são investimentos recorrentes na nossa sociedade, principalmente em países como Angola, Índia ou China. A dura realidade dos trabalhadores é representada neste filme, que não só apresenta o seu ambiente de trabalho arriscado e meticuloso, como também os seus momentos de lazer. Os trabalhadores, que integram esses projectos de grande magnitude, constroem  infraestruturas para as empresas que exploram o seu país.

O ponto mais alto do filme são as intervenções das pessoas que comunicam entre si, mas também diretamente para a câmara, denunciando a existência de um dispositivo que invade o seu espaço. Contudo eles aceitam a câmara e interagem de forma a mostrar a sua realidade para os espetadores, como se a audiência fizesse parte da comunidade. A consciência dos intervenientes da presença da objectiva torna o filme mais envolvente.

Para além das interações, os realizadores projetaram as construções com planos aproximados belíssimos das paisagens naturais e industriais. Desde os pequenos grãos de areia a caírem levemente da escavadora às estruturas metálicas dos navios.

880349

Em contrapartida, o filme peca pela falta de fio condutor na construção da história e deficiências na sua montagem. O espetador apenas assiste a fragmentos aleatórios da vida destes trabalhadores nas construções e nas suas formas de entretenimento. Por vezes é difícil contextualizar o espaço e o tempo das variadas cenas que desfilam no ecrã. Muitas imagens surgem repetidamente para preencher as mais de duas horas de filme.

A ausência de diálogos na maioria das cenas distancia o espetador dos acontecimentos, tornando-se num mero voyeur de obras, como um transeunte que por acaso avistou as máquinas ou as infraestruturas já finalizadas.

O filme convenceu com algumas cenas, contudo deixou muito a desejar na edição das belas imagens com pouca ou nenhuma ligação coerente entre si.

5/10

Ficha Técnica
Título: As Cidades e as Trocas
Realizador: Luísa Homem e Pedro Pinho
Género: Documentário
Duração: 138 minutos