Há muitas coisas irritantes no mundo da internet: cair o sinal de wi-fi quando o download vai em 99%, os servidores do Wareztuga estarem demasiado ocupados e vídeos que aparecem no YouTube filmados com o smartphone na vertical são algumas delas. Não interessa o conteúdo que está a aparecer no vídeo, nunca, mas nunca caiam na tentação de filmar vídeos na vertical para depois aparecerem aquelas barras pretas enormes de lado. Se achas que isso acontece contigo demasiadas vezes, basta instalares a Horizon, que chegou no mês passado à Google Play.

Estás numa festa, com amigos, e o ambiente está óptimo. De repente alguém começa a fazer algo engraçado ou simplesmente apetece-te filmar aquilo para mais tarde veres com a muitas pessoas que, provavelmente, não se lembram de tudo o que fizeram. Quando isso acontecer, nunca te esqueças disto:

a94 (1)

Contudo, há uma aplicação que promete colocar um ponto final a estes problemas. Disponível há já vários meses na App Store, a Horizon chega agora à Play Store, para dispositivos Android, e não faz mais do que assegurar que a captação do vídeo é sempre feita na vertical. Como? Assim:

horizon-ios

Se começares a gravação do vídeo com o smartphone na horizontal mas, por alguma razão, o decidires inclinar para o meteres ‘de pé’, o que a Horizon irá fazer é manter o mesmo enquadramento, dando apenas a sensação de um pequeno zoom, o que, naturalmente, acaba por tirar alguma qualidade à imagem.

horizon-android-shoe

A aplicação não introduz restrições quando à qualidade máxima do vídeo e tem até uma função para estabilizar a filmagem, o que melhora consideravelmente os resultados obtidos. Contudo, a versão existente na Google Play, gratuita, conta com algumas limitações: os vídeos só poderão ter uma duração máxima de  15 segundos, é inserida uma marca-de-água com o logótipo da marca durante o vídeo e o final conta ainda com mais publicidade à app, mas a versão premium poderá ser adquirida por apenas 0,77€. Faz um favor à internet e vai fazer o download.