Tanto a Google Play, do Android, como a App Store, disponível para todos os utilizadores da Apple, possuem centenas de milhares de aplicações para tudo e mais alguma coisa, pois já dizia Steve Jobs, o falecido CEO da Apple: “What’s the problem? There’s an app for that”. Pois bem: visto que a maioria da equipa do Espalha-Factos não sobrevive sem o seu smartphone sempre no bolso para qualquer eventualidade, resolvemos trazer-te dicas de aplicações escolhidas por nós!

Esta semana, a secção TV&Media volta a ser representada e a protagonista desta vez é Francisca Dias, uma das nossas mais recentes redatoras! Fica a saber formas de passar o tempo – testando os teus conhecimentos contra o dos teus amigos -, de ficares atualizado sobre o que se passa no mundo e de conheceres o sítio perfeito para levares aquela pessoa especial.

Os jogos de quiz entre amigos têm tido especial relevância no mundo dos smartphones ao longo dos últimos meses. A Perguntados é uma das aplicações mais conhecidas e permite-te mesmo isso: responder a perguntas de cultura geral enquanto desafias os teus amigos para uma partidinha.

Fazendo o log in através do Facebook e com o email, poderás escolher um ou vários amigos para um desafio, dividido por rondas. À medida que vais errando a perguntas, dividas por várias categorias, vais passando a vez ao(s) teu(s) amigo(s) de poder fazer melhor, podendo ganhar personagens e outras vantagens consonante vai avançando.

Perguntados

Veredito da Francisca: “é aquele tipo de jogo para matar o tempo ou simplesmente para resolver o tédio das aulas mais chatas. Muito semelhante ao famoso Trivia, mas adaptado às novas tecnologias, o que possibilita que jogues com utilizadores aleatórios ou mesmo com os teus amigos do Facebook, quando conectado à rede social. Vale a pena pela diversão!”

Esta aplicação vai ser o teu melhor recurso quando achares que estás constantemente a ir aos mesmo bares e aos mesmo locais! A Zomato, de uma empresa indiana, está disponível em várias cidades ao redor do mundo mas em Portugal conta com dados apenas da cidade Lisboa, e promete levar-te a descobrir novos bares e locais para estares com os teus amigos, para apreciar as vistas da capital ou até para fazeres um rally tascas! Instalação obrigatória.

Zomato

Veredito da Francisca: sendo eu uma fooddie assumida, este tipo de apps elevam bastante o meu entusiasmo. A Zomato é muito semelhante ao conceito do Foursquare, mas na minha opinião muito mais organizado e simples de consultar. Criamos o nosso perfil e, se não quisermos apenas deambular pelas opiniões alheias, podemos ser nós os críticos dos locais que visitamos. Esta app é o melhor guia para uma aventura gastronómica ou simplesmente para beber um copo, com a vantagem de ter fotos dos menus dos locais, para sabermos previamente com o que contar!”

Estudante de Ciências da Comunicação, estar sempre a par do acontecimento faz parte do dia-a-dia de Francisca e, quando chega a altura de recorrer ao seu smartphone, vê na News Republic uma grande ajuda. Esta aplicação é concorrente direta do Flipboard e organiza as notícias por categorias e é até possível fazer o download dos textos para leitura offline, perfeito para quem tem longa viagens de transportes públicas para chegar a um determinado local.

Screenshot_2014-10-25-17-00-22

Veredito da Francisca: “o NR é uma app que organiza as notícias da forma que nós quisermos, funciona como uma espécie de filtro noticioso. Somos nós quem escolhemos o que queremos ver – se política, economia, cinema, música, tecnologia, entre outras- personalizamos o nosso feed  e, para além disso é actualizado ao minuto, apresentando-nos as diversas fontes da mesma noticia”.