O  The Guardian elaborou recentemente um top 10 das visitas guiadas mais “cool” do mundo. Ironicamente nessa lista estavam incluídos os “piores” passeios da cidade Invicta organizados por aquela que se caracteriza como a “pior agência de passeios do mundo”.

A The Worst Tours, é gerida por Pedro, ‘Gui’ e Isabel, três arquitetos que resolveram criá-la com o objetivo de introduzir os turistas ao “pior” do centro do Porto. Estas visitas distinguem-se por evitarem lugares que normalmente são mais atrativos de de visitar na cidade, tais como a Torre dos Clérigos ou a Avenida dos Aliados.

“A arquitetura morreu (nós não somos guias, somos arquitetos) mas os edifícios continuam aí para os apreciarmos. Há tascas e associações e hortas e centros comunitários e escolas e bairros e ruas e tascas e miradouros e praias e cafés e concertos e praças para conhecer.” é o que se pode ler na descrição da sua página oficial.

9028174_orig

As suas tours passam por locais diferentes de várias visitas guiadas pela cidade do Porto: prédios degradados, edifícios abandonados, associações com ameaça de despejo, erros urbanísticos, entre outros locais. Há ao todo quatro tipos de visitas disponibilizadas pela The Worst Tours. Todas começam na Praça do Marquês de Pombal.

No artigo do The Guardian são também apresentadas visitas guiadas de variados temas: uma tour de pizza, uma tour dada por pessoas sem-abrigo, uma tour que apresenta os interessados à cultura geek, uma tour dada na hora do crepúsculo, etc. Entre os países referidos nessa mesma lista, além da cidade Invicta, estão também as cidades de Berlim, Buenos Aires e Santiago, Compenhaga, Nova Iorque, Londres, Praga, Paris, Roma e Tóquio.