A peça Ah, os dias felizes de Samuel Beckett e encenada por Nuno Carinhas regressa ao Teatro Nacional São João, no Porto com legendas em inglês para captar espetadores estrangeiros. A decisão é implantada neste espetáculo e nos próximos com temporadas longas na sala de teatro portuense.

Ah, os dias felizes, interpretado pelos atores Emília Silvestre e João Cardoso, permanece no Teatro Nacional São João até 16 de novembro. De acordo com a organização, de forma “a capitalizar o número crescente de turistas na cidade do Porto”, a peça vai contar com legendas em inglês. É uma decisão que será implantada nos próximos espetáculos com longas temporadas no TNSJ, juntamente com outras ações complementares e direcionadas a turistas nacionais e internacionais.

Interpretada como uma canção de amor e um “poema comovente contra o pessimismo”, segundo o comunicado oficial do TNSJ, Ah, os dias felizes retrata a história de Winnie, interpretada por Emília Silvestre, e Willie, personagem interpretada por João Cardoso. Um casal pequeno-burguês, de meia idade, amante de operetas e clássicos mas também de postais pornográficos. Ela está enterrada até à cintura e age como se tal condição fosse a coisa mais natural do mundo, respondendo à estranheza da situação com um discurso falsamente bem-disposto.

A Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (APCT) distinguiu a peça pela “exigência artística que (…) revelava em todos os planos do seu conseguimento: da singular exuberância cenográfica de Nuno Carinhas) a uma brilhante iluminação de cena (de Nuno Meira) e a uma exigente e calculada vivacidade na interpretação (de Emília Silvestre)”.

A reposição da peça, produzida pelo Teatro Nacional São João e pelo Teatro Municipal Joaquim Benite, assinala os 20 anos da primeira produção do TNSJ. A Tempestade, de Shakespeare e encenada por Silviu Purcarete, foi o primeiro espetáculo com a marca da sala de teatro portuense.

Os preços dos bilhetes para esta nova temporada custam entre 7,50 e 16 euros. Para mais informações consulta a seguinte hiperligação do Teatro Nacional São João.