A rubrica 5 pretende trazer aos leitores cinco factos cinematográficos de 15 em 15 dias. Para hoje o Espalha-Factos reuniu alguns dos filmes que já são considerados possíveis candidatos aos Oscars.

A cerimónia de entrega dos prémios da Academia só terá lugar em fevereiro, mas como sempre já se vão fazendo previsões e apostas de quais os filmes que irão fazer parte da lista de nomeados. E à medida que se entra no último trimestre de 2014 são já muitos os palpites. A maioria das obras mais badaladas estão ainda por estrear, mas pela sensação que causaram em alguns festivais, pelos seus talentosos elencos ou simplesmente pelo enredo, já são possíveis vencedores.

Os 5 filmes que se encontram nesta lista são aqueles que ainda não estrearem (pelo menos em Portugal) no circuito comercial, não estando aqui presentes alguns títulos apontados também como principais favoritos como Em Parte Incerta ou Grand Budapest Hotel.

INTERSTELLAR

O novo filme de Christopher Nolan está rodeado de grandes expectativas e muitos já o apontam como o principal favorito a arrecadar os prémios mais técnico. A última vez que o realizador marcou presença nos Oscars foi em 2011, com A Origem, que na altura levou para casa 4 estatuetas e esteve ainda nomeado para outras 4. Interstellar é sem dúvida o mais ambicioso projeto de Nolan, baseado em teorias sobre campos gravitacionais, buracos negros e outras hipóteses que nem os maiores cientistas conseguiram provar. A história tem ainda como pano de fundo um futuro colapso da economia e dos governos mundiais, tema sempre atual, e as relações de uma família que se vê subitamente separada.

Há muitos outros aspetos que jogam a favor de Interstellar. O género da ficção científica tem vindo a ganhar mais atenção por parte dos membros da Academia ultimamente e ainda este ano o filme que mais prémios arrecadou foi… Gravidade. O protagonista do filme é, nada mais nada menos, que Matthew McConaughey, o vencedor do Oscar de Melhor Ator de 2014. O argumento foi escrito por Nolan e pelo seu irmão Jonathan, dupla que em 2000 criou a história de Memento, que levou o realizador pela primeira vez à cerimónia dos Oscars. Em Portugal estreia a 6 de novembro.

Possíveis nomeações: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator, Melhor Atriz Secundária, Melhor Argumento Original, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Banda Sonora, Melhor Design de Produção, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Mistura de Som e Melhor Edição de Som.

MOMENTOS DE UMA VIDA

Depois de causar furor no Festival de Berlim e de receber críticas mais que positivas aquando da sua estreia limitada nos EUA (onde alguns o consideraram uma obra-prima da 7.ª arte), Momentos de Uma Vida parte em pole position na corrida às nomeações. Só o conceito do mais recente filme de Richard Linklater (realizador da trilogia Before) é merecedor de um prémio. Filmado durante 12 anos, acompanha não só o crescimento da personagem Mason como também o do ator que lhe dá vida, Ellar Coltrane, desde os seus 6 aos 18 anos.

Linklater tem vindo a ganhar muitos fãs e é já um dos cineastas mais aclamados dos últimos anos graças aos seus projectos originais e muito arriscados. Mas se até agora tem sido ignorado pela Academia, parece que chegou finalmente a altura de ser recebido de braços abertos nos Oscars. Momentos de Uma Vida ganhou variadíssimos prémios em todos os cantos do mundo e o seu argumento e elenco (especialmente os atores secundários) têm sido louvado pelos críticos. O lema do realizador é sem dúvida “quem não arrisca, não petisca“, e este ano pode estar-lhe reservado um grande banquete. 27 de novembro é a data de estreia no nosso país.

Possíveis nomeações: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator, Melhor Ator Secundário, Melhor Atriz Secundária, Melhor Argumento Original e Melhor Montagem

Inherent Vice

Os nomes que figuram nos créditos de Inherent Vice são nomes que associamos logo a grandes filmes e que estamos também habituados a ver nos Oscars. Realizado pelo aclamado Paul Thomas Anderson e protagonizado pelos reconhecidos Joaquin Phoenix, Josh BrolinBenicio del ToroReese Witherspoon (entre muitos outros), a adaptação do romance homónimo de Thomas Pynchon tem todas as características de um filme de culto, estando destinado a um público muito específico (o que o poderá impedir de ganhar muito na bilheteira) mas que o irá adorar certamente.

O enredo, que segue um detetive viciado em drogas a investigar o desaparecimento da sua namorada, promete ser irreverente e peculiar. E se a isso juntarmos a sempre desconcertante realização de Anderson e o explosivo talento de Phoenix estamos perante um dos possíveis filmes do ano. A Academia por norma não costuma premiar este tipo de fitas, ficando-se por entregar as estatuetas douradas a obras mais soft ou mais comercializáveis, mas não terá problemas em nomeá-las e, quem sabe, Inherent Vice pode mesmo vir a surpreender numa ou noutra categoria. O público português pode vê-lo nas salas a partir do dia 8 de janeiro.

Possíveis nomeações: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator, Melhor Atriz Secundária, Melhor Ator Secundário, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Design de Produção e Melhor Caracterização e Cabelo

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Outro dos filmes mais bem recebidos em alguns dos festivais mais prestigiados, incluindo o de Veneza, Birdman é apontado aos Oscars por uma principal razão: Alejandro González Iñárritu. O realizador mexicano dirigiu até agora apenas quatro filmes (sem contar com este último) e todos foram candidatos aos prémios da Academia. Mas este ano o mais certo é conseguir estar nomeado a todas as principais categorias graças ao seu elenco de excelência e à equipa técnica já anteriormente premiada, como o realizador de fotografia Emmanuel Lubezki, vencedor do Oscar para Melhor Fotografia em 2014.

Birdman conta a história de um ator que ficou conhecido pela sua personagem de filmes de acção, o Birdman do título, mas que o tempo esqueceu. Agora, ele vai tentar relançar a carreira num espectáculo da Broadway enquanto vive uma série de episódios caricatos. Esta é assim a primeira vez que Iñarritu entra no género da comédia (embora seja também possível encontrar um toque de drama no filme) mas nem por isso o seu talento ou originalidade diminuíram. E no ano passado a estatueta de Melhor Realizador também caiu em mãos mexicanas… Birdman aterra em Portugal a 15 de janeiro.

Possíveis nomeações: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator, Melhor Ator Secundário, Melhor Atriz Secundária, Melhor Argumento Original, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Banda Sonora

O Jogo da Imitação

O Jogo da Imitação é não só um dos favoritos a entrar na lista de nomeados como também é apontado como o que mais possibilidades tem de vencer o Oscar de Melhor Filme. E se olharmos com atenção para ele tem muitas das características favoritas da Academia: é um biopic de época, passado na II Guerra Mundial, sobre uma das mentes por detrás da vitória dos Aliados, o matemático inglês Alan Turing, que depois de interceptar e decifrar várias mensagens codificadas dos Nazis foi julgado e condenado à castração pela sua homossexualidade. E se há coisa que os membros da Academia gostam é de homenagear e, de certa forma, fazer justiça através das suas estatuetas, como aconteceu no ano passado com 12 Anos Escravo.

Mas claro que não é apenas por isto que o Jogo da Imitação é um dos mais fortes títulos à corrida pelos Oscars. Tem recebido boas críticas nos festivais por onde tem passado e os prémios do público tem-lhe sido todos entregues. O elenco conta com Benedict Cumberbatch e Keira Knightley, dois grandes nomes do cinema atualmente, e a realização está a cargo do norueguês Morten Tyldum, desconhecido do grande público mas que já provou grande talento no seu país natal. E, visto que a narrativa se passa na década de 30/40, não há de faltar as típicas nomeações para Guarda Roupa e Design de Produção. A sua estreia também está prevista para 15 de janeiro.

Possíveis nomeações: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator, Melhor Atriz Secundária, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Banda Sonora, Melhor Design de Produção e Melhor Guarda Roupa