A Air New Zealand inspirou-se no filme O Hobbit e concebeu aquele que, segundo a própria, é o The Most Epic Safety Video Ever Made. Numa tradução livre, podemos dizer que é O Filme de Segurança Mais Épico de Sempre. E é mesmo.

Se um Elfo estiver a dizer como sair de um avião em caso de emergência ou se um anão ensinar a pôr um cinto de segurança, não é caso para ir consultar um médico. Estamos apenas perante uma campanha de segurança de um empresa de aviões. O objetivo? Fazer com que mais pessoas se inspirem e decidam ir à Idade-Média.

Aproveitando o facto de as filmagens de O Senhor dos Anéis e de O Hobbit terem sido feitas, em grande parte, nas paisagens Neo-Zelandesas, a companhia aérea contratou Taika Waititi para gravar, durante seis dias, um vídeo de segurança para mostrar nos seus aviões. Para além do cenário idílico, e de várias referências à saga, como o precioso anel, o vídeo inclui também a participação de Peter Jackson e Elijah Wood.

Esta ideia não é, porém, inovadora. Este vídeo surge como resposta ao que foi feito em 2012 para ser exibido em alguns voos, e que contava com a presença de vários atores do universo de filmes baseado nos livros de Tolkien. Na altura, conseguiu mais de 12 milhões de visualizações online.

O último filme da trilogia Hobbit, A Batalha dos Cinco Exércitos, tem estreia marcada para dezembro.