Teve lugar esta terça-feira (21), no Centro Cultural de Belém, a segunda conferência de imprensa do Lisbon & Estoril Film Festival 2014, na qual foram divulgados a programação e os convidados desta edição. 

Este ano, o LEFFEST vai apresentar 12 filmes em competição e 22 filmes fora da competição, entre os quais doze grandes obras cinematográficas premiadas em grandes festivais, para além dos nomes sonantes de David Lynch, David Cronenberg, Abel Ferrara e Lars Von Trier.

Destaque para a presença de cerca de 60 grandes personalidades do mundo artístico, desde realizadores como Abel Ferrara, Bertrand Bonello, Stephen Frears e Philippe Garrel, atores como Willem Dafoe, John Malkovich e Maria de Medeiros, escritores como Dimitris Dimitriádis, Edgar Morin e Peter Handke e personalidades que marcaram a atualidade, como são os casos de Julian Assange (Wikileaks) e Noam Chomsky (filósofo e ativista político). Deste modo o festival marca a diferença por promover e possibilitar o encontro direto entre artistas e o grande público, não só em apresentações de filmes como em debates organizados nos dias do festival.

Na oitava edição, mais do que sete artes

A 8.ª edição do festival de cinema mais internacional de Portugal também projetará a transversalidade em várias áreas artísticas. Este ano a Moda terá lugar de eleição no grande ecrã com a sessão de abertura dedicada ao biopic do estilista Yves-Saint Laurent de Bertrand Bonello e o filme Designing Woman de Vincent Minelli, com Gregory Peck e Lauren Bacall nos principais papéis. Esta relação entre o universo da moda e o cinema será debatida em duas conversas, uma das quais inspirada no filme de Bertrand Bonello, intitulada De Saint Laurent aos nossos dias.

O festival irá também organizar um simpósio sobre uma das grandes questões do nosso tempo, a da vigilância. Intitulado Ficção e realidade: para além do Big Brother, decorrerá no Centro Cultural de Belém e no Centro de Congressos do Estoril entre os dias 14, 15 e 16 de novembro. Participarão ativistas, criadores e pensadores de renome mundial: Baltasar Garzón, Juan Luis Cebrián, Edgar Morin, Jennifer Robinson e Jérémie Zimmermann. Durante este simpósio será visualizado um vasto número de filmes sobre a temática.

logo_big_brother_criadesign1

Paulo Branco salientou ainda a seleção de qualidade na secção retrospectivas deste ano, que conta com a presença do trabalho de um dos melhores realizadores russos Marlen Khutsiev, bem como das obras de Philippe Garrel, Andrzej Zulawski, Gonzalo García Pelayo, Kléber Mendonça Filho e Tariq Téguia.

Com a panóplia vastíssima de convidados oriundos de vários pontos do mundo, o LEFFEST decidiu homenagear este ano duas figuras muito acarinhadas pelo público nacional: a atriz e realizadora portuguesa Maria de Medeiros, bem como o acarinhado John Malkovich, presença assídua no LEFFEST, que nesta edição terá uma secção dedicada às suas obras.

A 8ª edição do LEFFEST chegará a Lisboa e Estoril, de 7 a 16 novembro com muitos filmes, convidados e debates a não perder. Os bilhetes estarão à venda nos cinemas Medeia Monumental e Espaço Nimas a partir do dia 27 de outubro, no Centro de Congressos do Estoril a 6 de novembro e no Casino Estoril a partir do dia 7 de novembro. O custo do ingresso varia entre os 5 e 7 euros.