Livro (de atividades) para massajar a imaginação, um livro em que qualquer um pode “registar a sua história”, através de palavras e desenhos, é o mais recente vencedor do concurso Art Books Wanted, e pertence à designer e ilustradora portuguesa Catarina Gomes.

À partida pode parecer um livro infantil, mas destina-se a jovens e adultos. Para isso a autora optou por utilizar mais imagem e menos texto. A ideia é que cada leitor siga um conjunto de atividades “muito autobiográficas e que nos fazem pensar no que já fomos e no que gostaríamos de ser”.

Quase como num diário, este livro “é uma oportunidade de o leitor registar a sua história num livro e, passados uns anos, talvez voltar a ele”.

a2374db6988cde52b8b89b54c7be4cbe

Aos 31 anos, Catarina Gomes trabalha como freelancer. Este livro é o resultado do seu trabalho final do mestrado Ilustração e Animação, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Num período em que os projetos são poucos decidiu participar no concurso Art Books Wanted, da Edition Lidu (República Checa), em outubro passado, e trouxe como prémio uma exposição em Praga, uma nova edição do livro e 1000 euros.

Os exemplares da primeira edição do Livro (de atividades) para massajar a imaginação já foram vendidos por 20 euros. O feedback foi positivo, no entanto a autora revela que alguns leitores “têm medo de usar, de o riscar