Desde os seus primórdios na década de 40, a Magnum Photos tem captado os momentos mais importantes da História, através das lentes dos fotógrafos a si associados. Agora, a Carnival Films – a premiada produtora de Downton Abbey – quer adaptar ao pequeno ecrã a história de uma das mais prestigiadas agências de fotografia.

Intitulada Magnum, a série pretende retratar a vida dos quatro fundadores da Magnum Photos: Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, George Rodger e David Seymour que, segundo a agência, “acreditavam que o fotógrafo poderia fazer do mundo um lugar melhor”.

Justificando a escolha da Carnival Films, o produtor Gareth Neame avança que a “Magnum é uma organização extraordinária e única, com uma história poderosa para contar” e sublinha que “os fotógrafos da Magnum sacrificaram tudo para captar a história através das lentes”.

Magnum PhotosDavid Seymour (à esquerda) e Robert Capa  (no meio)

Numa altura em que o digital permite a reprodução rápida e descontrolada de fotografias assinadas tanto por amadores como por profissionais, David Kogan, diretor executivo da Magnum, reitera que a agência “ainda é muito ativa nos dias de hoje e faz um bom trabalho. Assim, nesta era digital, as pessoas devem-se lembrar que a Magnum representa algo importante”. Mostrando entusiasmo com este novo projeto, Kogan diz ainda que “na Magnum passámos 67 anos a contar as histórias do mundo através dos nossos fotógrafos e do seu trabalho. Estamos satisfeitos por trabalhar com a Carnival e contar a história dos nossos fundadores e de como tudo começou”. 

Magnum não tem ainda data de estreia mas deverá chegar apenas em 2017. Também por confirmar estão os nomes dos atores que lhe darão vida bem como a estação que a irá transmitir.