Esta é  a única cerimónia portuguesa que concilia projetos de televisão e cinema e a ser votada pelo público. A primeira edição dos Prémios Áquila é no Cinema São Jorge a 30 de novembro e é transmitida em direto no seu website  a partir das 21h30.

A lista dos 52 nomeados nas 12 categorias é revelada numa conferência de imprensa no Cinema City Alvalade no próximo dia 28 de outubro, pelas 18h30.

A atriz Filomena Cautela é a apresentadora da cerimónia que conta com actuações musicais de Sofia Escobar (Ex Figura Principal do Fantasma da Ópera em Londres) e Nuno Feist (maestro).

O evento é organizado pela Fénix 2014 Associação Cinematográfica, uma entidade sem fins lucrativos, constituída em janeiro de 2014, que tem como principal objectivo homenagear o cinema português através da organização da gala anual dos Prémios Áquila.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Câmara Municipal de Odivelas, EGEAC, Porto Film Commission, Madeira Film Commission, CENA, GDA, entre outros.