A quinta temporada de Game of Thrones (A Guerra dos Tronos, em Portugal) ainda está a cerca de meio ano da estreia. Precisamente por isso, os fãs mais acérrimos da série – criada por David Benioff e D. B. Weiss – suspiram por novas formas de enganar as insuportáveis saudades que sentem do fantástico mundo idealizado pelo escritor George R. R. Martin. A nova aplicação Dothraki Companion pode ajudar.

Tal como o próprio nome da aplicação indica, os seus utilizadores têm a possibilidade de aprender Dothraki, uma das línguas fictícias faladas no mundo de A Song of Ice and Fire (As Crónicas de Gelo e Fogo, por terras lusas), a saga de livros que deu origem à mediática série da HBO. Na história, o dialeto Dothraki é falado pelo povo do mesmo nome, cujo líder, no decurso da primeira temporada, era o inesquecível Khal Drogo (Jason Momoa) – que casou com a não menos emblemática Daenerys Targaryen (Emilia Clarke).

A aplicação, disponível para iPad e iPhone, foi criada por David J. Peterson, precisamente o responsável pelo aperfeiçoamento da língua para a série televisiva. Para além de um guia de pronunciação e de tutoriais de gramática, a app conta ainda com jogos e curiosidades culturais, baseando-se num vocabulário composto por mais de trezentas palavras.

ca2a6975c39f797467a3a4b1f0110c0b418ea691

Infelizmente, a aplicação não é gratuita; quem desejar falar convenientemente Dothraki, terá de desembolsar 3.99 US$. Contudo, não deixa de ser uma boa oportunidade para os fãs que quiserem juntar mais palavras ao lote das que já conhecem – onde, muito provavelmente, se inclui apenas khaleesi.