No âmbito da 15.ª Festa do Cinema Francês, entre 16 e 25 de outubro, seis aldeias do concelho de Braga e Miranda do Douro vão receber a Festa na Aldeia. Les Vacances du Petit Nicolas de Laurent Tirard irá inaugurar a festa num ecrã insuflável. O acesso às sessões é gratuito.

Segundo Azouz Begag, diretor do Institut Français du Portugal, a escolha destas aldeias deve-se ao facto de aí existir  “uma maior presença da cultura e da língua francesa através da emigração em França”. “Queremos atingir um público ainda mais jovem e mais alargado e chegar a quem tem menos oportunidades de acesso.”, acrescenta. O nome Festa na Aldeia tem origem no título da primeira longa-metragem de Jacques Tati, Jour de Fête.

No concelho de Vila Verde, distrito de Braga, Escariz (São Martinho) terá uma sessão às 20h30 no dia 16 e Lage às 18h00 do dia seguinte. No concelho de Miranda do Douro, as projecções serão todas às 20h30, nas aldeias de Vila Chã, São Martinho, Palaçoulo e Malhadas, dia 22, 23, 24 e 25 respectivamente. Caso as condições climatéricas impeçam as projeções, as mesmas terão lugar em sala: em Miranda serão nas Casas do Povo de Vila Chã, São Martinho e Malhadas e na Sede da Associação Caramonico da aldeia de Palaçoulo.

O Espalha-Factos já foi ver o filme de Laurent Tirard e conta-te tudo aqui.

Paralelamente, a Festa continua em várias cidades portuguesas: Porto, Faro, Santarém, Braga, Guimarães, Beja, Leiria, Caldas da Rainha, São Pedro do Sul, Viana do Castelo, Almada, Setúbal, Aveiro e Funchal.