A conferência começou à hora marcada mas demorou até que fosse revelado o nome do primeiro produto que entra a partir de hoje para o reportório da Apple. A conferência, que teve hoje lugar em San Francisco, foi especialmente dedicada ao mundo dos tablets e o primeiro produto a receber a atenção da plateia foi o iPad Air 2, recheado de novidades. O iPad mini 3 chega como o filho mais pequeno da família.

Foi com a presenca de Tim Cook, presidente da Apple que arrancou mais um evento de apresentação de produtos. O CEO da marca da maçã começou por revelar os tradicionais dados estatísticos e sublinhou o sucesso que o iPhone 6 tem tido no mercado,  quebrando o recorde de vendas nos primeiros 30 dias. Para além disso, Cook referiu que foram vendidos 225 milhões de iPads desde o lançamento da sua primeira versão.

tim cook

A apresentação de números continuou já com Craig Federighi no palco, que realçou as funcionalidades do recém chegado iOS 8 e falou ainda do OS X Yosemite. Contudo, assim que Cook tomou novamente o protagonismo em palco, deu-se o primeiro momento de grande exaltação com o anúncio do primeiro produto: iPad Air 2.

A primeira novidade do novo iPad foi a sua espessura, que desceu agora para os 6,1 milímetros, 18% mais fino do que o seu antecessor, dando-lhe a categoria de tablet mais fino do planeta. As bordas são douradas e o ecrã é um LCD de 9.7 polegadas, que, segundo Phil Schiller, reduz o reflexo em 56%. No seu interior reside o novo processador A8X, de 64-bits, que promete velocidades 12(!) vezes mais rápidas. No que toca ao processamento do grafismo, esse número ascende para umas incríveis 180 vezes quando comparado com a primeira geração de iPads.

ipad

Apesar de não ser das funções mais utilizadas num tablet, a verdade é que a Phil Schiller disse que a câmara do iPad é talvez aquilo que as pessoas mais usam e, por isso, esse campo também não foi esquecido pela Apple. O sensor traseiro tem agora oito megapixeis, modo de gravação até 1080p, e conta com a tecnologia iSight, também presente no iPhone 6.

O modo panorama, time-lapse e slow-motion são também funções incluídas no software. A câmara frontal, à semelhança das melhorias recebidas pelos novos iPhones, recebeu melhorias para os amantes das selfies e permite agora fotos em HDR.

Tal como os rumores apontavam há semanas, o iPad Air 2 vem com o tão badalado sensor Touch ID, implementado no botão ‘Home‘, que grava e reconhece até dez impressões digitais diferentes. A bateria não recebeu grande atenção dos cientistas da empresa da maçã e a autonomia estimada é de apenas 10 horas, mas o seu sensor Wifi permite agora velocidades de navegação 2,8 vezes superiores.

ipad

Juntamente com o iPad Air 2 chegou também o iPad mini 3, que não mereceu muita atenção na conferência pelo facto de ser igual ao seu irmão mais grande… só que mais pequeno, e com especificações um pouco inferiores. O tamanho do ecrã é reduzido para 7.9 polegadas e a câmara tem um sensor um pouco mais fraco, de cinco megapixeis, para além de correr no seu interior um processador A7X.

A versão mais barata do iPad Air 2 chegará nas cores Silver, Space Gray e Gold, e vai custar 499 dólares com 16 GB de armazenamento interno, podendo ascender aos 829 dólares se incluir sinal 4G e armazenamento interno de 128 GB. O preço do iPad Mini 3 irá começar nos 399 dólares e a pré-venda começa já amanhã.

Fotografias: The Verge