Lemon Pie? Lava Cake? Não. O novo nome da nova versão do sistema operativo do robot verde será Android Lollipop, conhecido também como Android 5. Depois de vários meses com o nome de Android L, disponível apenas para aparelhos Nexus num formato beta, a Google revelou hoje o projeto final do seu melhor e mais completo software até ao momento, anunciado também os primeiros aparelhos que irão receber a nova versão.

A Google sempre despertou o lado mais ‘guloso’ dos seus utilizadores com o nome que tem dado às versões do seu sistema operativo. A versão mais recente (até hoje), o Android 4.4, era também chamado de Kit Kat, tendo vindo a suceder outras versões com os nomes de Honeycomb, Ice Cream Sandwich ou Jelly Bean. Desta feita, os bolos ficaram de parte e os doces voltaram a assumir protagonismo, representados pelo ‘chupa’ Lollipop.

5-Android-L-Homescreen

O que há de novo?

A nova versão do Android traz melhorias visuais, graças ao chamado Material Design, que pretende unificar a aparência dos serviços da Google, e novas ferramentas que facilitam a multi-tarefa e o serviço de voz. Para além disso, a barra de notificações foi completamente remodelada e, segundo o site The Verge, foi implementado um novo sistema de controlo da bateria que poderá dar ao smartphone mais 90 minutos de vida.

androidlnexus5

Ao longo das próximas semanas, o Nexus 5, Nexus 7, Nexus 10 e os restantes smartphones à venda na Google Play irão receber o Android 5 Lollipop, que será também integrado nos novos Nexus 6 (smartphone) e Nexus 9 (tablet).