O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
img_644x429$2014_10_08_17_01_27_164679

35ª edição do ‘Portugal Fashion Sprinkle’ começa dia 22 de outubro, em Lisboa

A 35ª edição do Portugal Fashion Sprinkle irá decorrer entre os dias 22 e 25 de outubro, com desfiles divididos entre Lisboa e Porto e com o objetivo de transmitir cor e inspiração por estas duas cidades do país.

O tema “Sprinkle” desta edição pretende “transmitir a ideia de um «polvilhar» das cidades de Lisboa e Porto com moda, criatividade e design. Inspirações, tendências, cores, formas e materiais vão espalhar-se por vários pontos das duas cidades, gerando um movimento criativo que conhece na passerelle do Portugal Fashion o seu impulso disseminador. Os “salpicos” criativos que se soltam da passerelle vão permitir, uma vez mais, materializar novas oportunidades de visibilidade e promoção para criadores e marcas”.

A edição de Lisboa conhece, este ano, uma nova etapa no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, a partir das 21h30, no dia 22 de outubro. O museu, construído na década de 1850 para a Escola Politécnica, recebe a nova colecção de Manuel Alves/José Manuel Gonçalves, a partir das 21h30, para uma hora mais tarde ceder o lugar à TM Collection, que pretende revelar as mais recentes propostas de Teresa Martins.

Situado no Palácio das Laranjeiras, o Teatro Thalia irá acolher, logo no início da noite, o desfile duplo do projeto Bloom – plataforma dedicada ao apoio e à promoção de jovens designers de moda – com Hibu (Marta Gonçalves, Gonçalo Páscoa e Nuno Sousa) e João Melo Costa, às 19h, e a apresentação da nova coleção dos Storytailors (João Branco e Luís Sanchez), às 20h.

Depois destes desfiles sucedem-se mais 29 no Porto – num total de 33 desfiles nesta edição, reunindo 24 criadores – 27 no total, 9 marcas de vestuário – 11 no total, seis marcas de calçado e quatro escolas de moda. No Porto, fazem parte da line-up nomes como Fátima Lopes, Anabela Baldaque, Luís Onofre, Luís Buchinho, Nuno Baltazar, Miguel Vieira ou Katty Xiomara, a que se juntam criadores em ascensão e já com experiência internacional, como Daniela Barros, Estelita Mendonça, Hugo Costa ou Susana Bettencourt, e ainda marcas nacionais de prestígio, como a Dielmar, a Fly London, a Lion of Porches ou a Vicri.

Nos dias 23 e 24, estão previstos sete desfiles no âmbito do projeto Bloom, no Porto. À exceção de Carla Pontes, Mafalda Fonseca e Teresa Abrunhosa, Pilar Pastor, Rita Gilman, Filipe Martinho, Catarina Santos, Eduardo Amorim, João Rôla e Pedro Neto são nomes estreantes no Portugal Fashion. No dia 25, a passarelle é de alunos de quatro escolas de moda: Árvore, MODATEX, ESAD e Escola de Moda do Porto.

Dia 25 é o último dia desta 35ª edição, com Luís Buchinho, no Conservatório de Música do Porto, às 14h30, desfiles Bloom, Industry e Shoes, na Alfândega do Porto, das 15h30 às 18h30, Nuno Baltazar e Miguel Vieira, no Mosteiro S. Bento da Vitória, às 19h30 e 20h30 respetivamente, e Dielmar e Fátima Lopes, às 22h30 e 23h30 respetivamente, na Alfândega do Porto, onde se irá realizar também a Festa de Encerramento.