A programação satélite da AmadoraBD – Festival Internacional de Banda Desenhada 2014 inaugurou no passado dia 10 e estarão a decorrer atividades, em Lisboa e Almada, de 24 de outubro  a 9 de novembro.

Todos os anos o Festival seleciona um autor nacional para o promover e lhe dar a oportunidade de criar a imagem gráfica da edição em questão. A autora em destaque este ano é Joana Afonso, responsável pelo desenho d’O Baile, premiado Melhor Álbum nos Prémios Nacionais de BD da Amadora, em 2013.

Nos dias 18 e 25 de outubro e nos dias um, oito e nove de novembro, será construída a narrativa de uma fanzine, no âmbito da Masterclass de Bandas Desenhadas – Percursos entre Margens, com o formador Nuno Saraiva. Dirigida a jovens entre os 15 e os 21, esta masterclass pretende recorrer à técnica da imagem/sequência sobre um diário gráfico. O resultado será apresentado no último domingo do AmadoraBD, em fanzine fotocopiado.

A exposição 25 Anos do Centro Nacional de Banda Desenhada Belga pode ser visitada no Instituto Francês de Portugal até dia 19 de Outubro. Dia 15 de Outubro será dedicado a uma conferência com Jean Auquier, diretor do CBBD – Centro Belga de Banda Desenhada, também conhecido como Museu da BD. 

A exposição A Pior Banda do Mundo, dedicada aos dois volumes do álbum de banda desenhada de José Carlos Fernandes, pode ser visitada até ao dia 8 de novembro, de terça a sábado, das 20h00 à meia-noite, na Associação Renovar a Mouraria.

Para quem quiser participar no Concurso  Nacional de BD e Cartoon 2014 ou no Concurso Municipal de BD e Ilustração 2014, as inscrições encontram-se abertas até dia 17  de outubro. Os trabalhos vencedores serão expostos no Festival.

A partir de 14 de outubro estará acessível a exposição 25 Anos, 25 Autores, 25 Cartazes, que dá ao público “a oportunidade de ver o trabalho gráfico e cronológico da imagem do Festival”, na Fnac Chiado.

Estarão a decorrer também exposições no Fórum Luís de Camões, no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, na Galeria Artur Bual – Casa Aprígio Gomes e na Escola Superior de Teatro e Cinema. O preço dos bilhetes varia de 2€ a 10€ e podem ser adquiridos no Fórum Luís de Camões. É gratuito em alguns casos, incluindo para visitantes caracterizados de personagens de BD (mediante inscrição na Base de Dados da AmadoraBD).

Para mais informações contacte o site oficial da 25.ª edição da AmadoraBD.