A sessão de abertura do Mês da Fotografia começará com a inauguração da Exposição de Fotografia Sul e Sueste, de Rita Carmo, no dia 18 de outubro a partir das 17 horas no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro. 

O Mês da Fotografia ocorrerá no Pequeno Auditório, no Piso 1, com entrada livre e uma pequena atuação por parte do Combo da Escola de Jazz do Barreiro.

A iniciativa “contará com uma série de actividades diversificadas e descentralizadas, nomeadamente exposições, encontros, formações,  passeios fotográficos, concurso, maratona e raid fotográfico, ciclos de cinema, etc.”, contando com o apoio de outras entidades, como a APAF – Associação Portuguesa de Fotografia, entre outras.

O Município do Barreiro também já organizou outras exposições e workshops dedicados à fotografia, não se esquecendo  da “criação do Clube de Fotógrafos do Barreiro, que conta com um número bastante elevado de elementos”. A autarquia pretende criar e fidelizar novos públicos, “através do incentivo ao gosto por esta arte , reforçando simultaneamente  a relação existente com o público atual”.