Angelina Jolie recebeu o título de Dama Honorária por parte de Isabel II, Rainha do Reino Unido,  numa cerimónia privada que teve lugar no Palácio de Buckingham.

Prestando serviços como embaixadora às Nações Unidas para os refugiados, a actriz foi nomeada Dama Honorária da Ordem de São Miguel e São Jorge graças ao seu trabalho contra a violência sexual e dos ataques contra as mulheres. O trabalho de Angelina Jolie foca-se em mulheres em zonas de guerra, daí também ter sido distinguida pelos serviços prestados à política externa britânica.

Receber uma distinção relacionada com a política externa do país tem um grande significado para mim, uma vez que é a isso que quero dedicar a minha vida”, declarou Jolie.

O trabalho da actriz para as Nações Unidas iniciou-se em 2001, levando-a a visitar campos de refugiados por todo o mundo desde então. Jolie foi congratulada juntamente com quatro outros indivíduos: todos eles trabalhando para instituições de caridade ou ONGs dedicadas à temática da exploração sexual para lá das fronteiras britânicas.

Embora o título seja de cariz honorário, Angelina Jolie não poderá ser tratada por Dama, visto não ser uma cidadã britânica.