Depois do sucesso comercial em Portugal, onde já é a terceira produção nacional mais vista do ano em apenas duas semanas de exibição, Os Gatos não Têm Vertigens vai representar o nosso país nos 29.º Prémios Goya.

A notícia foi dada pela Academia Portuguesa de Cinema que, em comunicado à imprensa, anunciou que o filme de António-Pedro Vasconcelos é candidato à categoria de Melhor Filme Ibero-Americano. No ano passado o candidato foi A Última Vez que Vi Macau (considerado na passada quarta-feira o Melhor Filme português do ano na cerimónia dos Prémios Sophia), mas não chegou a ser nomeado.

Os Gatos não Têm Vertigens conta uma história de amizade improvável entre Rosa, uma viúva na casa dos 70, e , um jovem de 18 anos, e tem um elenco onde se encontram nomes como Maria do Céu Guerra, João Jesus, Fernanda Serrano e Nicolau Breyner. O filme estreou por todo o país no final de setembro e já foi visto por cerca de 50 mil espectadores.

Os nomeados aos Prémios Goya 2015 serão conhecidos apenas no mês de janeiro e a cerimónia de entrega dos galardões deverá decorrer em fevereiro.