A apresentação das 10 latas que representam diversas regiões portuguesas decorreu no atelier da artista, junto ao Museu do Oriente.

Foi num espaço amplo e minimalista, decorado com algumas das principais obras de Joana Vasconcelos, que a Sagres apresentou a terceira parceria com a artista plástica. A ideia é “homenagear as regiões e os Portugueses” através de uma edição colecionável de dez latas emblemáticas das regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro, Entre Douro e Minho, Beira Interior, Beira Litoral, Estremadura e Ribatejo, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira.

Sagres

A par dos exemplares em exposição, foi feita uma mostra gastronómica de pratos típicos, representando cada uma das regiões a que se refere a coleção.

O país marca e carateriza a minha obra”, referiu Joana Vasconcelos, destacando que este trabalho foi desenvolvido em parceria com a designer Vera Velez. Ao seu lado estiveram Nuno Pinto de Magalhães, diretor de comunicação e relações institucionais da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, Raul Simão, responsável de marketing da Cerveja Sagres e Pedro Esquível, diretor de marketing da Central de Cervejas, que convidaram os portugueses a aceitarem o desafio de colecionar esta edição inédita de latas 33cl, que está disponível desde ontem e que tem o mesmo custo da linha normal.

Sagres

Segundo Raul Simão, os dois milhões e meio de exemplares produzidos “celebram a portugalidade que está nos genes de Joana Vasconcelos e da Sagres”.

Foi um desafio que veio através da Fundação Joana Vasconcelos e, no fundo, tem um cariz social, uma vez que com o dinheiro que vamos angariar, iremos apoiar bolsas de estudo para estudantes de artes. Isto tem uma dimensão social e criativa diferente do tradicional das artes mas foi com muito gosto que, quando me colocaram o desafio de fazer uma lata por região, aceitei. Cheguei à conclusão que eu própria já tinha feito peças a pensar nas regiões do país, por isso foi fácil criar este encontro entre as regiões do país e a minha obra e, claro que com a ajuda da Vera Velez, assim o fizemos.”- explicou a artista que assina Regiões de Portugal.

Irá decorrer uma campanha nas redes sociais em que as pessoas poderão participar em passatempos, publicando fotos criativas dos seus exemplares.

Fotografias: Inês Delgado.