O escritor francês Patrick Modiano é o vencedor do Prémio Nobel da Literatura 2014, um dos prémios mais prestigiados e reconhecidos na literatura. O Horizonte, publicado pela Porto Editora, é o livro mais recente do autor em Portugal.

“Pela arte memoralística com que evocou os mais enigmáticos destinos humanos e revelou a vida sob a Ocupação”, foram estas palavras utilizadas para atribuir a Patrick Modiano o  Prémio Nobel da Literatura deste ano.

Com 69 anos, o escritor publicou cerca de trinta obras. O primeiro livro de Modiano, La Place de l’Étoile, foi lançado em 1968 e venceu os prémios Roger Nimier e Fénéon. Na Rua das Lojas Escuras, publicado em Portugal pela Relógio D’Água, venceu o Prémio Goncourt. De acordo com o comunicado oficial, o autor ganhou o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa em 1972.

Em 2011, o romance O Horizonte foi publicado pela Porto Editora. Jean Bosmans, protagonista deste romance, é um homem frágil perseguido pelo fantasma da mãe que recorda a juventude e as pessoas que perdeu. Margaret Le Coz, a jovem rapariga por quem se apaixonou nos anos 60, acaba por tornar-se na sua obsessão e o seu desejo em encontrá-la é mais forte do que se imagina.

Podes ler as primeiras páginas de O Horizonte  aqui.