site_cinema_2014_IMG_grande-940x529

Reitoria da Universidade de Lisboa recebe ciclo de cinema sobre Justiça

De 8 de outubro a 25 de fevereiro a Reitoria da Universidade de Lisboa recebe o ciclo As Teias da Lei: A Justiça em Debate no Cinema. A entrada é livre e todas as sessões, com início às 18h, são acompanhadas de uma apresentação.

Depois do sucesso do ciclo Duas Crises em Confronto, a Universidade de Lisboa volta a apostar no cinema para abordar temas da atualidade que merecem a nossa reflexão. Desta vez deu-se destaque ao tema da justiça que, segundo Lauro António, coordenador do ciclo e cineasta, “(…)sempre esteve em discussão, ao longo dos séculos e em todas as sociedades. No cinema, particularmente no cinema norte-americano, multiplicam-se os exemplos, acompanhando o desenvolvimento das sociedades e a complexidade dos novos problemas que se vão colocando. Cada país tem uma legislação diferente, existem “escolas” diversas, cada sociedade enfrenta as suas questões específicas. Em Portugal, a Justiça atravessa um período conturbado, com acusações e uma mediatização excessiva. Por isso será interessante ver, ou rever, filmes onde se discutem temas e situações que podem ser proveitosos para o nosso caso específico, e para o aperfeiçoamento de sistemas que interagem de forma decisiva com o cidadão, no seu dia a dia.”.

Esta é uma oportunidade de ver, ou rever, grandes obras do cinema de diferentes origens e de várias épocas e que abordam não só o tema da justiça, mas também os julgamentos morais e éticos da nossa sociedade.

Programação:

Outubro

8: Doze Homens em FúriaSidney Lumet

15: Anatomia de um CrimeOtto Preminger

22: Quero Viver!Robert Wise

29: Na Sombra do SilêncioRobert Mulligan

Novembro

5: MatouFritz Lang

12: Mar AdentroAlejandro Amenbar

19: A CalúniaSydney Pollack

26: Em Nome do PaiJim Sheridan

Dezembro

3: O ProcessoOrson Welles

10: E Justiça para TodosNorman Jewison

17: FiladelfiaJonathan Demme

Janeiro

7: O Julgamento em NurembergaStanley Kramer

14: A Sangue FrioRichard Brooks

21: Em Nome do Povo ItalianoDino Risi

28: Uma SeparaçãoAsghar Farhadi

Fevereiro

4: Erin BrockovichSteven Soderbergh

11: Os AcusadosJonathan Kaplan

18: O VeredictoSidney Lumet

25: Cliente de RiscoBrad Forman

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
João Villaret
Quem foi João Villaret, figura incontornável do teatro português?