De 8 de outubro a 25 de fevereiro a Reitoria da Universidade de Lisboa recebe o ciclo As Teias da Lei: A Justiça em Debate no Cinema. A entrada é livre e todas as sessões, com início às 18h, são acompanhadas de uma apresentação.
Depois do sucesso do ciclo Duas Crises em Confronto, a Universidade de Lisboa volta a apostar no cinema para abordar temas da atualidade que merecem a nossa reflexão. Desta vez deu-se destaque ao tema da justiça que, segundo Lauro António, coordenador do ciclo e cineasta, “(…)sempre esteve em discussão, ao longo dos séculos e em todas as sociedades. No cinema, particularmente no cinema norte-americano, multiplicam-se os exemplos, acompanhando o desenvolvimento das sociedades e a complexidade dos novos problemas que se vão colocando. Cada país tem uma legislação diferente, existem “escolas” diversas, cada sociedade enfrenta as suas questões específicas. Em Portugal, a Justiça atravessa um período conturbado, com acusações e uma mediatização excessiva. Por isso será interessante ver, ou rever, filmes onde se discutem temas e situações que podem ser proveitosos para o nosso caso específico, e para o aperfeiçoamento de sistemas que interagem de forma decisiva com o cidadão, no seu dia a dia.”.
Esta é uma oportunidade de ver, ou rever, grandes obras do cinema de diferentes origens e de várias épocas e que abordam não só o tema da justiça, mas também os julgamentos morais e éticos da nossa sociedade.
Programação:
Outubro
8: Doze Homens em Fúria – Sidney Lumet
15: Anatomia de um Crime – Otto Preminger
22: Quero Viver! – Robert Wise
29: Na Sombra do Silêncio – Robert Mulligan
Novembro
5: Matou – Fritz Lang
12: Mar Adentro – Alejandro Amenbar
19: A Calúnia – Sydney Pollack
26: Em Nome do Pai – Jim Sheridan
Dezembro
3: O Processo – Orson Welles
10: E Justiça para Todos – Norman Jewison
17: Filadelfia – Jonathan Demme
Janeiro
7: O Julgamento em Nuremberga – Stanley Kramer
14: A Sangue Frio – Richard Brooks
21: Em Nome do Povo Italiano – Dino Risi
28: Uma Separação – Asghar Farhadi
Fevereiro
4: Erin Brockovich – Steven Soderbergh
11: Os Acusados – Jonathan Kaplan
18: O Veredicto – Sidney Lumet
25: Cliente de Risco – Brad Forman