De 8 de outubro a 25 de fevereiro a Reitoria da Universidade de Lisboa recebe o ciclo As Teias da Lei: A Justiça em Debate no Cinema. A entrada é livre e todas as sessões, com início às 18h, são acompanhadas de uma apresentação.

Depois do sucesso do ciclo Duas Crises em Confronto, a Universidade de Lisboa volta a apostar no cinema para abordar temas da atualidade que merecem a nossa reflexão. Desta vez deu-se destaque ao tema da justiça que, segundo Lauro António, coordenador do ciclo e cineasta, “(…)sempre esteve em discussão, ao longo dos séculos e em todas as sociedades. No cinema, particularmente no cinema norte-americano, multiplicam-se os exemplos, acompanhando o desenvolvimento das sociedades e a complexidade dos novos problemas que se vão colocando. Cada país tem uma legislação diferente, existem “escolas” diversas, cada sociedade enfrenta as suas questões específicas. Em Portugal, a Justiça atravessa um período conturbado, com acusações e uma mediatização excessiva. Por isso será interessante ver, ou rever, filmes onde se discutem temas e situações que podem ser proveitosos para o nosso caso específico, e para o aperfeiçoamento de sistemas que interagem de forma decisiva com o cidadão, no seu dia a dia.”.

Esta é uma oportunidade de ver, ou rever, grandes obras do cinema de diferentes origens e de várias épocas e que abordam não só o tema da justiça, mas também os julgamentos morais e éticos da nossa sociedade.

Programação:

Outubro

8: Doze Homens em FúriaSidney Lumet

15: Anatomia de um CrimeOtto Preminger

22: Quero Viver!Robert Wise

29: Na Sombra do SilêncioRobert Mulligan

Novembro

5: MatouFritz Lang

12: Mar AdentroAlejandro Amenbar

19: A CalúniaSydney Pollack

26: Em Nome do PaiJim Sheridan

Dezembro

3: O ProcessoOrson Welles

10: E Justiça para TodosNorman Jewison

17: FiladelfiaJonathan Demme

Janeiro

7: O Julgamento em NurembergaStanley Kramer

14: A Sangue FrioRichard Brooks

21: Em Nome do Povo ItalianoDino Risi

28: Uma SeparaçãoAsghar Farhadi

Fevereiro

4: Erin BrockovichSteven Soderbergh

11: Os AcusadosJonathan Kaplan

18: O VeredictoSidney Lumet

25: Cliente de RiscoBrad Forman