Tanto a Google Play, do Android, como a App Store, disponível para todos os utilizadores da Apple, possuem centenas de milhares de aplicações para tudo e mais alguma coisa, pois já dizia Steve Jobs, o falecido CEO da Apple: “What’s the problem? There’s an app for that”. Pois bem: visto que a maioria da equipa do Espalha-Factos não sobrevive sem o seu smartphone sempre no bolso para qualquer eventualidade, resolvemos trazer-te dicas de aplicações escolhidas por nós!

Depois de três semanas de ausência, as Apps EFianas estão de volta em força para te trazerem mais dicas de aplicações úteis para o dia-a-dia. Desta feita, regressamos ao sistema operativo Android e com uma convidada que adora perpetuar os grandes momentos para mais tarde recordar: é a Andreia Martins, fotógrafa do Espalha-Factos, que te irá explicar como é que se mantém sempre informada ou como arranja sempre a forma mais rápida de chegar a um local!

Logo após a morte do sempre adorado Google Reader, muitos foram os leitores RSS que procuraram afirmar-se numa luta acesa e concorrida, mas o feedly acabou por ser o que mais de destacou e a escolha mais óbvia para a Andreia. Esta aplicação permite seguir os teus sites favoritos e reunir todos os conteúdos e notícias num só local, primando por um design simples, elegante e que se adapta ao aparelho utilizado. Para quem é fã de RSS, esta é uma aplicação a ter em conta!

asd

Veredito da Andreia: permite agilizar a forma como seguimos os sites ou blogues de que mais gostamos. Muito clean e intuitivo na utilização, é também útil para quem quer seguir exaustivamente o que se diz e o que se escreve sobre um determinado tema, quase ao estilo de um Google Alert.  Cada um pode basicamente escolher os temas que pretende seguir, desde cozinha, moda, design ou fotografia”.


Não há que enganar: a Moovit é a melhor aplicação para quem utiliza transportes públicos em Lisboa e arredores. Se tens de ir do ponto A para o ponto B, mas não sabes como, nem que transporte público, basta introduzires o ponto de partida e de chegada na aplicação para que te seja apresentado um leque de soluções, desde a mais cómoda até à mais rápida.

LAS

Se não sabes por onde passa aquele determinado autocarro ou quais são as paragens daquela linha do metro, a Moovit também resolve os teus problema. Cinco estrelas.

SAL

Veredito da Andreia“podemos caraterizar esta aplicação como um Google Maps (mas mais rápido) para os transportes públicos, e mais adequado à rede de transportes em Portugal. Permite ver em tempo real quais são os transportes disponíveis para fazer determinado trajeto, os respetivos horários. Podemos alterar as definições de acordo com as nossas preferências, como por exemplo, pesquisar um percurso em que não seja necessário caminhar mais do que uma hora, ou um percurso em que não seja necessário apanhar o comboio. Com a estimativa do tempo que cada percurso deverá demorar, a aplicação permite ainda guardar os destinos favoritos”.


Muitos de nós já passaram certamente algumas horas a ver no YouTube palestras simplesmente incríveis que o TED proporcionou nos quatro cantos do mundo, incluindo em Portugal. Pois bem: a fundação criou uma aplicação onde reuniu mais de 1700 vídeos que podem ser visualizados diretamente do teu smartphone ou tablet Android, deixando que guardes aquela conferência interessante para veres mais tarde ou, caso tenhas mesmo gostado, que a partilhes nas redes sociais.

Oi

Veredito da Andreia: “a aplicação permite guardar ou agendar vídeos, e dá ainda acesso a um serviço de podcast, uma espécie de rádio do site, que conta, por exemplo, com a discussão de vários temas, promovida pela NPR, a rádio pública norte-americana. Para relaxar ao fim do dia de maneira instrutiva, com “palestras” sobre as temáticas que mais nos interessam (ou sobre aquelas que nunca pensámos que nos poderiam interessar – nesse caso é só tentares a tua sorte na opção “Suprise me”, que sugere novos vídeos todos os dias)”.